Prefeitura está com processo aberto para limpeza dos bueiros e desassoreamento do Arroio Montenegro

por mon — publicado 23/11/2015 15h42, última modificação 07/03/2016 11h57
A Câmara de Vereadores atendendo Requerimento apresentado pelos progressistas Rose Almeida e Gustavo Zanatta promoveu na manhã de segunda-feira (23), reunião para tratar sobre o desassoreamento do Arroio Montenegro, limpeza e manutenção das bocas de lobo dos bairros.

Além da proponente participaram o vereador Renato Kranz, secretário de Viação e Serviços Urbanos Estevão Carpes de Oliveira, secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Silveira Júnior, bióloga Gisele Ramos e o chefe da Diretoria de Serviços Urbanos Claudio Tadeu.
    Em sua manifestação inicial a vereadora Rose Almeida (PP), lembrou do caos que se estabeleceu na cidade na última enxurrada, onde ficou intransitáveis pontos como: Rua Bento Gonçalves, José Luiz e Capitão Porfírio. Rose Almeida conta que no dia foi olhar “in loco” o que de fato estava acontecendo. Constatou que a água nos bueiros retornava ao invés de escoar. “Desta vez o conduto não rompeu o asfalto como ocorrido anteriormente”. Rose acredita que uma das medidas urgentes seja o desassoreamento do Arroio para que a água que chega possa escoar. “Precisamos saber o que a Prefeitura está planejando”, questionou a vereadora. Completou enfatizando que a limpeza nos bueiros da cidade é outra medida necessária.
O vereador Renato Kranz (PMDB) coloca que é preciso concluir o projeto, sendo que falta a etapa do trecho da Buarque de Macedo entre a Pracinha dos Ferroviários e o Supermercado Nacional. “Quanto a limpeza do Arroio eu e a vereadora Rose somos autores de vários pedidos ao Executivo neste sentido”, argumenta Kranz.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Silveira Júnior foi aberto processo pelo chefe de Gabinete para a realização da limpeza dos bueiros da cidade e desassoreamento.  O atual titular da pasta de Viação e Serviços Urbanos Estevão Carpes disse que o desassoreamento no Arroio foi realizado em agosto deste ano. “Quando iniciamos o trabalho o Arroio já estava 1,20m acima do nível da Rua”, comenta. Carpes explica que entre a Rua José Luiz e Capitão Porfírio, onde existe a chamada curva possivelmente será necessário abrir pelo acúmulo de sujeira. “Neste ponto iremos fazer um raio-X não havendo outra alternativa abriremos para manutenção”, revela.
O secretário disse ainda que a rede existente na cidade em sua maioria é muito antiga, sendo necessário trabalho amplo de recuperação. No final, a Bióloga Gisele Ramos comentou que em virtude do solo arenoso na cidade é preciso limpeza nos arroios no mínimo a cada seis meses.