Câmara cobra ações de melhorias nos alagamentos da Osvaldo Aranha

por adm publicado 16/05/2019 14h45, última modificação 16/05/2019 15h03
Que, pelo menos, o serviço básico fosse realizado pela Prefeitura para evitar o alagamento da Rua Osvaldo Aranha, que ocorre mesmo com chuva não muito volumosa, causando transtorno aos moradores.

Propósito do vereador Cristiano Braatz (MDB) - Von, com a iniciativa de, mais uma vez, promover reunião quinta (16) sobre o assunto, na Câmara.

Participaram dois secretários: de Obras Públicas, Ronaldo Buss, de Viação e Serviços Urbanos, Jackson Oliveira dos Santos e o Chefe de Gabinete, Rafael Riffel. Também moradores e empresários que sofrem com o problema há vários anos, acumulando prejuízos. No início, o vereador Cristiano Braatz lamentou que tivesse que promover mais uma reunião para tratar deste assunto. Pediu ao menos que intervenções mínimas fossem realizadas, até que se possa resolver por definitivo. “O que não pode é os moradores ficarem no completo abandono”, cobrou.

Num tom de desabafo, os empresários Amarildo José Nunes e Jérvison Scheffer disseram ter pensado em nem participar da reunião, por desacreditarem que algo fosse feito e que pudesse haver solução em curto prazo. Amarildo protestou: ”a cada enxurrada, a gente se sente abandonado”, referindo-se ao barro e lodo que fica acumulado, sendo que eles mesmos têm que fazer a limpeza.  Consciente, o empresário disse entender que uma solução por completo não sairia nesta reunião, mas se ao menos o mínimo fosse atendido, já seria uma evolução.

Objetivo, o presidente da Câmara, Cristiano Braatz, questionou os representantes da Prefeitura sobre o quê, de fato, poderia ser feito. O secretário de Viação e Serviços Urbanos, Jackson Oliveira, assumiu o compromisso perante os vários moradores presentes, de que será feita limpeza e manutenção. “Faremos de imediato, a cada enxurrada, a retirada do lodo e limpeza geral”, garantiu Oliveira. A posição foi tomada após cobrança do vereador Von que buscava respostas imediatas e objetivas.

O novo secretário de Obras Públicas, Ronaldo Buss, optou por não fazer nenhuma promessa de curto prazo para a solução do problema. Buss explicou que foram mapeados cinco pontos críticos de alagamentos na cidade, entre os quais, este da Osvaldo Aranha. “Vamos elaborar projetos técnicos de micro e macrodrenagem, sendo que deverão ser licitados”. Buss acredita também que, com a terceirização dos serviços da Diretoria de Serviços Urbanos, a situação seja amenizada. “Meu compromisso assumido aqui hoje, é o da realização de projetos sérios de engenharia, para que se possa resolver o problema”, disse o secretário.

Novamente, os moradores falaram da questão do condomínio que está sendo construído nas proximidades, que estaria contribuindo para o agravamento do problema, já que continua descendo terra. Essa situação também vai ser verificada pelos técnicos da Prefeitura, já que o empresário responsável pelo empreendimento teria assumido o compromisso de realizar medidas para solucionar. O Executivo indicou que ações legais cabíveis serão tomadas junto à empresa.

Acompanhamento sistemático

Também acordado que o acompanhamento do projeto de micro e de macrodrenagem serão sistemáticos, pelo gabinete do vereador Cristiano Braatz e representantes dos moradores, junto ao secretário de Obras. Além do compromisso do Executivo de fazer serviços paliativos, e a limpeza do arroio que passa em uma propriedade na Rua Espírito Santo.