Presidente da Câmara, Cristiano Braatz: “o videomonitoramento na cidade precisa avançar”

por adm publicado 25/07/2019 19h28, última modificação 25/07/2019 19h28
Já foram mapeados 33 pontos de câmeras para o chamado “cercamento eletrônico” de Montenegro, mas a concretização do projeto não avança.

Buscando se inteirar do que está acontecendo e conhecer o funcionamento atual, o presidente da Câmara, vereador Cristiano Braatz (MDB) - Von esteve em visita na manhã de quinta (25) à sala de monitoramento localizada no quartel do 5º BPM, que foi montada através da parceria entre iniciativa privada e Poder Público.
    Von foi recebido pelo major Iber Augusto Giordano, o tenente Neri Brum Silva e o Guarda Municipal Ararê Zavarise de Moura. O presidente da Câmara ouviu atentamente as explicações sobre o avanço que o cercamento eletrônico representaria para a cidade. Ficou sabendo que, num mesmo espaço, acontece o monitoramento de Montenegro e de Pareci Novo, sendo que o município vizinho conta com o sistema considerado um excelente modelo.
Montenegro conta com a Lei nº 5718, de 13 de novembro de 2012, que regula a instalação, operação, tratamento de imagens, dados e informações produzidas a partir do sistema de videomonitoramento do município. Foram colocados alguns pontos do projeto, para os quais não foi dado sequência. “Temos a Lei, existe uma parceria firmada com a Brigada Militar, foi colocado um ‘projeto embrião’. Agora, precisamos avançar numa velocidade mais acelerada”, aponta o vereador Von.
    O vereador citou, por exemplo, um ponto de câmera que iria contribuir muito, o da Praça dos Ferroviários. “Está ficando insuportável para os moradores das proximidades a baderna que acontece neste local”, comentou.  Um entusiasta do sistema, o guarda municipal Ararê, considera que o ponto previsto para a colocação da câmera, bem na esquina das Ruas Santos Dumont e Buarque de Macedo, focaria perfeitamente nos dois sentidos.
    Na visão dos técnicos da segurança, um sistema amplo e moderno de monitoramento contribuiria significativamente para o controle e combate da criminalidade. Eles citaram algumas ações realizadas, a partir das imagens.
    Cristiano Braatz saiu da sala de operações ainda mais convencido de que é preciso um trabalho forte, coletivo e rápido para vencer os empecilhos na ampliação deste processo de cercamento eletrônico.  O vereador assumiu o compromisso de, nas próximas semanas, conhecer o modelo adotado em outras cidades, e posteriormente promover reunião na Câmara para tratar do assunto. “Tenho convicção de que todos os meus colegas vereadores são parceiros”, finaliza.