Presidente da Fetag e Vereadores lutam pelo fim da exigência de carteira E para dirigir trator
Em pauta, a solicitação para a gaúcha ser a relatora do projeto de Lei n° 3312/13, que altera a Lei n° 9503/97 – Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Objetivo: desobrigar as máquinas agrícolas de registro e licenciamento anual.
O presidente da Fetag Elton Weber destacou a importância da senadora relatar o processo, para ocorrer avanços neste tema. “É preciso alterar o CTB, incluindo um capítulo específico para as máquinas agrícolas”, explicou. Weber, Naná, Dorinho e Zanatta também frisaram o porquê da não-exigência da E, argumentando que o motorista conhece regras de trânsito por ser habilitado em outra categoria.
O coordenador do gabinete, Marco Aurélio Ferreira, assegurou que Ana Amélia se dispõe a ser relatora do projeto, assim como realizar uma audiência pública. O presidente da FETAG e os Vereadores saíram satisfeitos do encontro. “Das 441 mil propriedades rurais do Estado, 378 mil são familiares”, alertam.
Os Vereadores explicaram que as propriedades familiares são características em Montenegro, trabalhando intensamente na produção de citrus, acácia, dentre outros cultivos. Segundo eles, a exigência da Carteira E, que implica no emplacamento dos tratores, mais uma vez prejudica o meio rural. “Com certeza estaremos ao lado dos agricultores na audiência em Brasília proposta pela senadora”, concluem.