Presidente Neri Mello - “Cabelo” quer ouvir comunidade e os Conselhos municipais atingidos com a alteração

por adm publicado 17/07/2020 10h20, última modificação 17/07/2020 10h23
Diante das manifestações através das redes sociais, e e-mails que a Câmara de Vereadores recebeu nos últimos dias, referentes aos projetos que alteram sete Conselhos Municipais,

Vereador Cabelo quer ampliar o debate

o presidente Neri de Mello Pena (PTB) - “Cabelo", de forma responsável, não incluiu na pauta os sete projetos que tratavam do assunto previsto para votação. Como existe essa prerrogativa o presidente optou para que se possa buscar todas as informações necessárias. "Os vereadores são os representantes da comunidade e precisam ouvi-la”, aponta Cabelo.
    "O próprio Conselho de Pastores, nós também queremos saber um pouco qual é a ideia deles de participação nos Conselhos". Cabelo vai oficializar todos os Conselhos envolvidos para que se manifestem, num prazo de 10 dias.
    Os Projetos de Lei nº 26,27,28,29,30,31 e 32 tratam praticamente do mesmo tema, incluindo novos membros nos Conselhos Municipais. A proposta do prefeito é incluir o Conselho de Pastores Evangélicos de Montenegro/RS (COPEM), em sete Conselhos municipais.
    Na Mensagem Justificativa, foi elencado que as alterações atendem o interesse do Conselho de Pastores em participar ativamente de alguns Conselhos municipais. Como os Conselhos precisam ter paridade entre representantes do poder público e representantes de organismos da sociedade civil, a maioria dos Conselhos terá também mais um membro do Executivo, mantendo assim a paridade.
    A proposta é a inclusão do Conselho de Pastores Evangélicos (COMEP) nos seguintes Conselhos municipais: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCRAD), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Juventude (CMJ), Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Montenegro.
    O projeto só estará incluso na pauta após o esgotamento deste debate. A parte técnica da Câmara está trabalhando para colocar no ar uma nova ferramenta que permite que, de casa, o cidadão possa participar contribuindo com o debate e a construção.