Profissionais da área social apresentaram à CCDH proposta para suprir carências

por mon — publicado 24/02/2016 15h59, última modificação 07/03/2016 11h58
Grande parte dos profissionais que compõem a rede de proteção na área social do Município esteve presente na Câmara, quarta-feira (24) pela manhã. Atendendo convite da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), apresentaram seu trabalho e demandas de melhoria aos Vereadores.

O grupo foi liderado por Maristela Josiane Paz, Diretora do Departamento de Assistência Social e Cidadania da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania. Ela foi autora do ofício ao Legislativo, pedindo um espaço na Comissão para discutir as questões sociais da cidade. O presidente da CCDH, Marcos Gehlen (PT) “Tuco”, acompanhado dos demais integrantes: Renato Kranz (PMDB) e Dorivaldo da Silva, (Rede) “Dorinho”, ouviram atentamente.
    Inicialmente, as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) fizeram uma apresentação do trabalho desenvolvido e de suas necessidades. Também abordado o projeto de Ampliação da Rede SocioAssistencial e sobre o funcionamento do SUAS. Conforme os Assistentes Sociais e o Psicólogo será necessário aumentar significativamente o quadro de profissionais, para qualificar o trabalho realizado e ampliar a rede de atendimento.
    O CRAS é responsável pela oferta de Serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. O CREAS atua no trabalho social especializado, atendendo famílias e indivíduos em situação de risco social e pessoal, por violação dos direitos. A necessidade do aumento de profissionais foi uma bandeira defendida pelo grupo, adiantando haver a concordância do Prefeito Luiz Américo Alves Aldana, com relação ao estudo realizado.
Quando questionada pelo presidente da CCDH, sobre qual era realmente a intenção do grupo junto à CCDH, a Diretora Josi Paz adiantou que o processo interno referente à organização, encontra-se em fase final de estudos. O próximo passo deverá ser a apresentação de projeto de lei do Executivo à Câmara, visando a criação dos cargos solicitados.
Os Vereadores se mostraram cautelosos. Tuco lembrou que estamos em um ano eleitoral, consequentemente é preciso observar as vedações previstas em lei. O Vereador Renato Kranz (PMDB), de forma muito objetiva, disse: “não quero jogar um balde de água fria em vocês. Porém, para se contratar pessoas é preciso dinheiro. Só para o pagamento de professores, pelo orçamento apresentado este ano, estariam faltando seis milhões de reais”.
Necessidades de reforço
CREAS - equipe para compor a Proteção Social Especial de Alta Complexidade: um Coordenador, 1 Assistente Social, 01 Psicólogo, 01 Agente Administrativo; equipe para atender a Vigilância Socio Assistencial: 01 Sociólogo, 01 Pedagoga, 01 Assistente Social, 01 Antropólogo, 01 Assistente Social.
CRAS - 03 Assistentes Sociais, 02 Psicólogos, 01 Terapeuta Ocupacional, 06 Assistentes Administrativos, 04 Educadores Sociais e 04 Cuidadores Sociais.