Programa Assistir é discutido na Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Montenegro participou, na manhã desta quinta-feira, de uma reunião com mais quatorze municípios da região do Vale do Caí para discutir a implantação do Programa Assistir, do Governo do Estado, e os efeitos da implantação dele no Hospital Montenegro.
O programa institui incentivos hospitalares para a qualificação da atenção secundária e terciária em saúde nos hospitais contratualizados para prestação de serviços no Sistema Único de Saúde - SUS e estabelece a unidade de incentivo hospitalar de que trata o financiamento do Assistir. A questão, levantada pelos gestores que participaram da reunião é de que com a retirada de 80% do repasse feito pelo Estado ao HM a Casa de Saúde não vai conseguir se sustentar.
Essa readequação de valores, de acordo com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul traria mais equalidade na distribuição dos valores entre os prestadores de serviços da saúde. No entanto o sistema causa apreensão entre os vereadores, prefeitos e secretários da saúde da região justamente por que o HM recebe muitos pacientes de municípios vizinhos a Montenegro e hoje também está na Central de Regulação de Leitos do Estado para atendimentos de traumatologia e neurologia.
Ao encerrar a reunião ficou acordado, entre os presentes, uma reunião com a presença da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, no dia 13 de outubro em Montenegro