Programa RS TER é lançado em Montenegro

por adm publicado 12/11/2021 12h02, última modificação 12/11/2021 12h02
Projeto vai ter cursos tendo como foco principal o setor econômico de cada região

A Câmara de Vereadores de Montenegro abriu as portas, na tarde desta quinta-feira, 11, para o lançamento oficial do Programa RS TER, do governo do Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença do secretário estadual de Trabalho e Assistência Social Ronaldo Nogueira. “Nós entendemos que este é um momento especial não só para o Estado como também para Montenegro. Precisamos qualificar a mão de obra do trabalhador que vai ser contratado. E este projeto vai ter cursos tendo como foco principal o setor econômico de cada região”, ressaltou Nogueira.

O Programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER é uma política público-privada coordenada pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), com o foco na geração de trabalho, emprego e renda, por meio do fomento ao empreendedorismo, a criação e/ou sustentabilidade de negócios embrionários, micro e pequenas empresas. “Precisamos ter uma visão de que sozinhos não nos sustentamos, precisamos de uma cadeia que possa nos ajudar a nos desenvolver”, ressaltou o presidente do Sindilojas José Stoffel. Representando a ACI Montenegro/Pareci Novo o empresário Roberto Belina destacou a importância dos gestores do município de estarem preocupados em fomentar e dar meios para isso ao município. “O setor produtivo está sempre disposto a trabalhar. É uma satisfação ver nossos governantes preocupados em unir esforços para dar mais capacitação para nossos empreendedores”, destacou.

O projeto trabalha com três eixos estratégicos: crédito, gestão e mercado. “A proposição do RS TER é dar melhor condição de gestão para empresas já estabelecidas e dar ao microempreendedor maior rentabilidade e possibilidade de gerar emprego e renda. Setenta por cento dos empregos, nos últimos dez anos, vem destas micro e pequenas empresas. Por isso precisamos fomentar este segmento na sociedade”, destacou Jorge Imperatore, diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social.

De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, uma das maiores preocupações é dar ao pequeno e médio empreendedor possibilidades de qualificação. “A maior reclamação hoje dos nossos empresários é da falta de mão de obra qualificada. Então, fico muito feliz quando vejo projetos como este. É desta ajuda que precisamos para fomentar nossa economia”, salientou Zanatta.

O RS TER tem como público-alvo empreendedores da agricultura familiar, dos negócios informais, pequenos produtores rurais, microempreendedores individuais e microempresas que tenham faturamento máximo de R$ 4,8 milhões/ano. “Este projeto, que o governo do Estado bem implantado vai nos ajudar a fomentar a nossa economia através de nossos pequenos e médios empresários”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores Juarez Vieira da Silva (PTB).