Projeto criando a Semana sobre os povos indígenas em pauta na Câmara
Prossegue explicando que estudos apontam indícios de indígenas na nossa cidade, cerca de dez mil anos atrás. “Há inclusive registros documentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural – IPHAN, da existência de mais de oitenta sítios arqueológicos em Montenegro que atestam a presença de índios pré-coloniais”, completa a vereadora.
A autora prossegue observando que a grande maioria das pessoas da cidade desconhece tais informações, “motivando o fato de que realmente precisamos de uma Semana que informe, reflita e debata sobre a questão do indígena no município”.
Segundo Josi Paz, a iniciativa da criação de uma semana de conscientização sobre povos indígenas não tem a ver somente com a cultura. “Tal ato tem a ver com a educação, pensando práticas pedagógicas de respeito à pluralidade e diversidade cultural”, conclui. Mesmo antes da aprovação do projeto, algumas ações já estão acontecendo, como a exposição fotográfica de povos indígenas das comunidades de Pindoty, de Santa Catarina e Irapuá e Guapoy, do Rio Grande do Sul, que está no saguão da Usina Maurício Cardoso, sede da Câmara de Vereadores, aberta à visitação da comunidade.
Requerimentos em votação
De autoria do vereador Cristiano Braatz, propondo reunião para tratar dos alagamentos e desobstrução da rede de esgoto na Rua Capitão Cruz, trecho entre as ruas Fernando Ferrari e Júlio de Castilhos;
De autoria da vereadora Rose Almeida, propondo Sessão Comemorativa alusiva aos 30 anos do Coral Vozes de Montenegro, comemorados no dia 16 de abril. A vereadora sugere que a Sessão seja realizada no dia três de maio, junto com a Sessão Solene alusiva aos 145 anos de Montenegro.
De autoria do vereador Felipe Kinn Menezes, propondo reunião para acertar detalhes e datas para os eventos do MAC - Montenegro Automóvel Clube.