Projeto dá o nome Sálvio Antônio Rosa para Rua do Bairro Aeroclube

por adm publicado 09/10/2019 11h05, última modificação 09/10/2019 11h43
Sálvio Rosa, advogado e político de Montenegro, será homenageado postumamente pela Câmara Municipal, com o projeto de lei 026/19, do vereador Joel Fabiano Kerber (PP – Progressistas).

Em pauta na sessão de 10 de outubro, fará com que a conhecida como “Rua Dois”, do Loteamento São José (Bairro Aeroclube) passe a ser oficialmente o logradouro que traz a denominação do montenegrino, de uma das famílias mais tradicionais da cidade.
    Sálvio Antônio Rosa nasceu em 30 de outubro de 1940, filho do advogado e historiador Antônio Carlos Fernandes Rosa (Dr. Niquinho) e de Maria Dalila Rosa, tendo sido criado com outros sete irmãos: Fábio, Juliana, Cyro, Júlio, Carlos Alexandre, Valéria e Antônio Carlos. Teve reconhecida e exitosa trajetória pública na cidade. Já aos 18 anos de idade, junto de seus sócios André e Antônio Carlos Mottin, fundou a concessionária de automóveis Comauto, até hoje localizada na entrada da cidade. Passados dez anos, foi convidado a exercer o cargo de gerente-geral da recém-fundada agência da Caixa Econômica Estadual de Montenegro, onde permaneceu até sua aposentadoria, em meados dos anos 90.
    Ao longo desse período, exerceu inúmeros cargos públicos, sendo o de maior destaque o de vice-prefeito do Município, para o qual foi eleito no ano de 1982, integrando a chapa encabeçada por Emy Carlos Heller. Muito ligado à vida política, engajou-se, a partir de 1993 na estruturação do antigo PMDB na cidade, sendo nomeado seu Presidente, e assumido posição de destaque na eleição de Antônio Britto para o Governo do RS.
    Também nessa época, foi Presidente da Associação Comercial e Industrial de Montenegro, tendo sido, no ano de 1991, candidato a Deputado Estadual. Após sua aposentadoria, em 1997, voltou à iniciativa privada, quando, junto de seu sócio, Paulo Roberto Vianna, fundou a Loteadora Montenegrina. Foi durante esse período que se criaram diversos loteamentos nos arredores da Estação Experimental, onde hoje residem centenas de famílias que lá adquiriram seus terrenos, estruturados pela então Loteadora Montenegrina, “e é justamente a uma dessas ruas que se pretende atribuir o nome de Sálvio Antônio Rosa”, sublinha o vereador Joel Fabiano Kerber.
    “Quem com ele conviveu, certamente ficou marcado por sua presença de espírito e pelo amor que demonstrava por quem estava à sua volta”, acrescenta. “Apaixonado pela vida, como ele sempre dizia, viveu uma vida plena até o ano de 2017, quando, acometido de um trágico derrame, veio a falecer, em 24 de junho”.
                                                          Estrada Lacy de Vargas Oliveira
    Por intermédio do vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), a municipalidade está homenageando aquele que é considerado um dos fundadores da localidade de Pesqueiro. Através de seu projeto de lei 025/19, em pauta quinta (10), Juarez pretende que daqui para frente a via que tem início junto à RS 124, passando a Estrada Marcírio de Souza Carpes até a beira do Rio Caí, passe a ser chamada de Estrada Lacy de Vargas Oliveira.
    “É utilizada por boa parte dos moradores, comerciantes e demais pessoas e, no entanto, está sem denominação oficial”, explica o vereador, que apresentou um projeto para mudar este quadro.