Projeto institui mês da Luta e Conscientização contra a Endometriose

por adm publicado 12/04/2022 14h48, última modificação 12/04/2022 14h48

A Câmara de Vereadores de Montenegro vota, nesta semana, a criação do mês de Luta contra a Endometriose e o mês de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. Um dos objetivos é realizar ações de conscientização e diagnóstico precoce da doença, que atinge mulheres em idade fértil.

A iniciativa, de criação deste mês de conscientização, chegou à Comissão Geral de Pareceres através do gabinete da vereadora suplente Fabricia de Souza (PP). Entre as justificativas, para a indicação da criação deste mês, está o desconhecimento da doença até por profissionais de saúde. O que acaba acarretando em diagnósticos tardios em estágios tão avançados que é necessário recorrer a intervenções cirúrgicas e a técnicas de reprodução assistida.

Esse desconhecimento sobre as causas e os efeitos da doença no corpo feminino foi um dos fatores que levou a parlamentar a solicitar a inclusão, na agenda de eventos e ações do município, da semana de conscientização que pode incentivar e dar a oportunidade de as mulheres ficarem atentas para o diagnóstico e procurem cuidados de saúde tempestivamente.

Saiba mais - No Brasil, cerca de 10 milhões de mulheres sofrem graves consequências por conta da endometriose, segundo dados do Ministério da Saúde, uma doença inflamatória provocada por células semelhantes ao endométrio.