Projeto Pré-Egresso: formação cidadã preparando a liberdade é apresentado à comunidade

por adm publicado 19/05/2021 15h47, última modificação 19/05/2021 15h47
Lançamento aconteceu na Estação da Cultura no Espaço Braskem

Lançamento do Projeto Pré-Egresso

Pensar uma forma de preparar para a liberdade com reinserção social, familiar e profissional, vislumbrando a redução dos índices de reincidentes criminais dos apenados que estão no semiaberto ou, ainda, com monitoramento, no sistema prisional de Montenegro. Este é o principal objetivo do Projeto Pré-Egresso: formação cidadã preparando a liberdade, apresentado na manhã desta quarta-feira para a comunidade no Espaço Braskem, na Estação da Cultura.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro, Juarez Vieira da Silva, que participou da solenidade este é um momento gratificante. “Em 2017 quando assumi o cargo de vereador realizamos várias reuniões com o executivo da época e empresários defendendo a inserção destes apenados que estão impedidos das suas liberdades, mas que em algum momento vão voltar ao mercado de trabalho. Acompanhei muitas pessoas que saíram do sistema prisional e desejaram este retorno, porém não conseguiram. Como presidente do Legislativo coloco a Câmara de Vereadores a disposição para apoio ao programa”.

Durante a apresentação do projeto foi amplamente falado da importância da reinserção na sociedade e no mercado de trabalho das pessoas que estão privadas de liberdade neste momento, mas que em breve, estarão de volta no convívio com a comunidade. Para prefeito de Montenegro Gustavo Zanatta este “é um momento de alegria para nós da prefeitura por que construímos uma parceria para termos a mão de obra dos internos. Eles foram inseridos dentro do projeto Cidade Limpa. Se hoje a cidade está mais limpa, se deve ao trabalho dos internos".

O projeto é o resultado da união de esforços da administração penitenciária e integrantes do conselho da comunidade de Montenegro, do judiciário, da sociedade civil e todas as esferas do executivo municipal, que abraçaram a ideia. “Todos temos a consciência de que o sistema penal é necessário por conta dos regramentos da sociedade. No entanto muito se fala na construção de presídios, mas não se ouve em como estas pessoas, privadas de liberdade, vão voltar à convivência social. Este espaço, este momento é de suma importância”, destacou Cicero Dapper, que é Presidente do Conselho da Comunidade para Assistência aos Apenados do Presidio Estadual e Penitenciaria Modulada de Montenegro.

Para a delegada da DEAM, Cleusa Spinatto "é importante começar estas reflexões e parcerias. Este projeto é uma semente que tem tudo pra florescer”, ressaltou.