Projeto que homenageia Catarina da Silva Kieling é aprovado na 39ª Sessão Ordinária

por adm publicado 25/11/2024 11h52, última modificação 25/11/2024 11h52

 

O projeto de lei nº16/2024, de iniciativa do Legislativo Municipal, concerne na denominação de logradouro público, de autoria do vereador Talis Ferreira. A homenagem é para a menina Catarina da Silva Kieling, a Cacá, montenegrina de apenas 7 anos de idade que infelizmente faleceu após ser vítima de um câncer, em setembro deste ano.

Com a presença de familiares, a Sessão foi marcada por muita emoção, principalmente quando da leitura da biografia da menina, parte constante do PL. Catarina da Silva Kieling, nasceu em 15 de abril de 2017, pouco mais de dois meses após o falecimento do seu pai, Carlos Rodrigo Kieling. Filha de Aline Cecília da Silva e irmã de Valentina da Silva Kieling, Catarina foi uma criança cheia de saúde até os 4 anos, quando foi diagnosticada com linfoma. Tratada por 2 anos com quimioterapia, ensinou a todos sobre resiliência e alegria de viver, mesmo diante do grande desafio. Em janeiro de 2024, teve novo diagnóstico de câncer, precisando de novo protocolo de quimioterapia e também de transplante de medula óssea.

Devido a complicações, veio a falecer no dia 02 de setembro de 2024. Seus maiores sonhos eram ser mãe e doutora, "das que faz nascerem os bebês", como ela mesma dizia. Na sua breve passagem, Catarina deixou imensas lições, como sua fé em Deus, que a sustentou e amenizou todo o sofrimento. Cativou a todos com seu amor, carisma, e uma grande lição de solidariedade: mobilizar uma das maiores campanhas de doação do Banco de Sangue Moinhos de Vento.  Foram milhares de vidas impactadas através da mobilização da comunidade para a doação de sangue para a Cacá.

Ao final da Sessão, o vereador e presidente da Casa Legislativa, Talis Ferreira, pediu uma salva de palmas em homenagem à menina, agradecendo a família e todos os envolvidos, à prefeitura de Montenegro pela contribuição com transporte gratuito para as doações, e a colaboração de todos durante a batalha da Cacá.

A rua 2, localizada no loteamento Nova São Pedro, no bairro Timbaúva, agora eterniza o nome de Catarina da Silva Kieling.