Projeto Reciclar: ações são apresentadas na Câmara

por adm publicado 21/11/2022 16h25, última modificação 22/11/2022 17h10
O projeto está entrando na terceira fase com a implantação efetiva da sede da cooperativa

Fortalecer uma comunidade através da responsabilidade social. Este é um dos objetivos do projeto “Reciclar Estação”, desenvolvido pela Global Communities com o apoio de empresas de Montenegro, dentro do bairro Estação com recicladores. A ação foi apresentada na Câmara de Vereadores por Roseli Bianchi, representante da Global Communities. “Trabalhamos com o desenvolvimento humano em vários países. Desde 2014 estamos no Brasil em parceria com a empresa John Deere Identificamos, em Montenegro, a possibilidade de trabalhar com os moradores do bairro Estação”, destacou.

A apresentação do projeto aconteceu em uma reunião proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Talis Ferreira (PP). “Fomos procurados pela Global para apoiar as ações que já estão sendo desenvolvidas no bairro Estação. Sabemos das necessidades daquela comunidade e não poderíamos deixar de ajudar”, ressaltou o parlamentar.

O projeto está entrando na terceira fase. A primeira foi realizada no ano passado e a segunda, neste ano, com a capacitação dos recicladores pela Associação Nacional dos Catadores. A terceira fase inicia em 2023, com a implantação efetiva da sede da cooperativa, que já tem documentos de solicitação de cedência tramitando para o uso de um prédio da administração municipal. “Precisamos lembrar que este espaço será aberto a outros catadores, não apenas aos moradores do bairro Estação. O projeto inicia por lá, mas vamos buscar desenvolver e abraçar toda a comunidade”, frisou Roseli.

De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, o que puder ser feito pela administração para apoiar o projeto será realizado. “Já se tentou outras vezes e não sabemos o porquê não deu certo. Mas estamos trabalhando para que, desta vez, aconteça. Esperamos que daqui para frente dê certo. Os caminhos estão se abrindo para isso”, comentou.

O projeto “Reciclar Estação” tem oito parcerias firmadas e conta com 26 catadores certificados, 31 recicladores e, destes, 11 terão carrinhos para reciclagem. “estamos entrando como parceiros e é ótimo ver eu parcerias público-privadas podem dar certo no atendimento às comunidades”, salientou André Guimarães, da unidade da John Deere, em Montenegro. No total serão mais de mil moradores do bairro Estação integrados e atendidos pelo projeto. “Os moradores estão se organizando porque estão vendo que estão sendo valorizados”, frisou Maria Janete Francisco, presidente da Cooperativa.

Mais ações no bairro Estação – O secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Luis Fernando Ferreira, lembrou que vai ser implantado no bairro o projeto Unidade de Referência em Assistência Social. “Dentro deste projeto vamos contar com profissionais de assistência social, psicologia e pedagogia em apoio aos moradores. Pode, também, ser mais um apoio no desenvolvimento social daquela comunidade”, comentou Ferreira. As URAS têm a finalidade de acolher, prestar atendimentos e desenvolver trabalhos junto à população em vulnerabilidade social da cidade.