Promessa continua: Centro poderá ter videomonitoramento em dezembro

por mon — publicado 15/12/2014 16h03, última modificação 07/03/2016 11h58
A promessa do Executivo aos comerciantes, de que até o mês de dezembro faria a instalação de algumas câmeras de videomonitoramento no centro da cidade, ainda não foi concretizada.

Durante reunião segunda (15), provocada pelos Vereadores Renato Kranz (PMDB) e Gustavo Zanatta (PP), com presença também do Vereador Marcos Gehlen (PT) -“Tuco”, o Secretário de Gestão e Planejamento Juan Rocha e o Diretor de Informática Filipe Serena relataram: os equipamentos estão sendo adquiridos por dispensa de licitação. Acreditam ainda na possibilidade de que estejam funcionando antes do Natal.
Deixou os Vereadores e a própria Brigada Militar preocupados a informação que, assim que ocorrer a instalação das câmeras, o monitoramento será realizado pela Guarda Municipal (GM). Serena explicou que, por razões técnicas relacionadas ao cabeamento de fibra óptica, optou-se por instalar a estrutura junto à GM.
Segundo o Secretário Juan Rocha, a ideia é buscar parceria com a Brigada Militar, no sentido de que disponibilize pessoal para realizar sua operação na sala de monitoramento do Município. Indignado, o Vereador Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná”, perguntou se o projeto era do “engenheiro” Paulo Azeredo.
Cauteloso, o Tenente Coronel Marcus Vinicius Dutra disse não ter conseguido visualizar algum progresso na modalidade que será adotada. “É preciso haver todo um processo junto ao Comando da Brigada Militar. Também não temos como, disponibilizar homens para atuarem fora da nossa central”, alertou. Para Dutra, o mais indicado seria não se adotar soluções paliativas.
O Presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB) lembrou a promessa aos comerciantes, em reunião com o Prefeito, de que em dezembro algumas câmeras estariam funcionando.
A gerente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI), Elaine de Paula, disse que a entidade encaminhou ofício ao Chefe do Executivo, buscando maiores informações quanto a seu posicionamento na reunião. Segundo ela, até hoje não se obteve retorno.

Para o Vereador Gustavo Zanatta, é preciso uma resposta concreta: “vai ter ou não videomonitoramento no período de maior movimentação no comércio, a data que antecede o Natal?”, cobrou. Filipe Serena justifica: foi aberta uma Licitação, a qual não teve resultado. Por isso, se está fazendo a compra por Dispensa. Kranz questionou a justificativa para ser dispensado o certame. O Secretário Juan, de imediato, citou tratar-se de questão a ser resolvida pela Procuradoria.
O Tenente Coronel Dutra alertou ainda: seria preciso um treino muito grande às pessoas que irão lidar com o videomonitoramento, levando-se em conta que as atividades da Guarda Municipal sempre estiveram voltadas à proteção do patrimônio do Município.
Por último, Rose Almeida (PP) lembrou a existência de atribuições, previstas em Lei, para os servidores da Guarda Municipal. Não constando entre estas, por exemplo, a operação do videomonitoramento, acredita que a legislação precisaria ser alterada.