Protocolado na Prefeitura processo para construção do prédio próprio da Receita Federal em Montenegro

por mon — publicado 15/05/2014 08h13, última modificação 07/03/2016 11h58
Boas notícias sobre o prédio próprio da Receita Federal em Montenegro. O Delegado Regional em Santa Cruz do Sul, Altemir Linhares de Mello, informou na Câmara quarta (14) pela manhã que o pedido de licença para construção, com o número 4111/2014, ingressou dia nove de maio na Prefeitura, para estudo e avaliação. O encontro desta quarta foi promovido atendendo requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT), aprovado por todos os Vereadores.

Presidido pelo Vereador Renato Kranz (PMDB), teve participação ainda da Chefe da Receita em Montenegro, Maria Luiza Steigleder Becker e do Analista Alexandre Andrade.  Linhares afirmou que, concluído a análise no Município, deverá ser lançada a licitação para sua construção. Foram reservados um milhão e oitocentos mil reais no Orçamento/2014 do governo federal, pois é uma obra da União. “Estamos aguardando a publicação do edital de licitação, que será na modalidade Pregão Eletrônico”, revela, afirmando ter expectativa de que, em três meses, o certame esteja concluído. A partir daí, caso não surja algum entrave, deverá haver a contratação da empresa que irá executar a obra.
         O Presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz, comentou que o assunto vem sendo discutido desde 2012. “O governo municipal na época, liderado pelo Prefeito Percival de Oliveira e o Vice Marcos Griebeler, trabalhou muito para que o Município cedesse esta área, a pedido da Receita”. Kranz cita que ocorreram várias reuniões, que culminaram ainda naquele ano com a aprovação de projeto de lei na Câmara, de cedência do espaço para a instituição.
         Linhares explicou os motivos da demora. Segundo ele, em 28 de agosto de 2013, através de licitação, a Receita contratou a empresa Engef Engenharia Representações Ltda., de Porto Alegre para, em sessenta dias, realizar as adequações específicas no projeto-modelo original, adaptando-o ao terreno e exigências da legislação de Montenegro. “Terminado este prazo, a Receita poderia ter lançado a licitação. A empresa, por motivos que até hoje não entendemos, atrasou o cronograma. O fato diversas vezes foi cobrado, tendo sido manifestada a intenção de rescindir o contrato e de efetuar nova licitação”.
         Quarta na Câmara, o Delegado assegurou que recentemente este problema foi resolvido. O projeto básico nacional foi adaptado ao terreno doado pela Prefeitura de Montenegro. Linhares diz esperar que, muito em breve, a obra tenha seus primeiros passos, devendo ser construída com base em um projeto-modelo, adotado pela Receita em todo o Brasil.
         Braatz diz ter ficado mais tranquilo com a notícia da entrada do projeto na Prefeitura, acreditando que a obra realmente irá acontecer. “Será uma agência modelo, uma das primeiras a serem edificadas nestes moldes. Este projeto tem o patrocínio da direção da Receita, há a expectativa de que não irá faltar recursos”, comentou.
maquete