Reestruturação da UMAC pode incentivar ações nas associações de bairros de Montenegro

por adm publicado 18/10/2021 16h15, última modificação 18/10/2021 16h29
Reunião foi proposta pelo então vereador Rodrigo Côrrea quando este esteve no Legislativo em substituição a Paulo Azeredo

Terreno, atrás do antigo posto da BM, poderia ser utilizado pela UMAC

A reestruturação da União Montenegrina das Associações Comunitárias, foi tema de uma reunião na manhã desta segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores. A proposta de discussão sobre o assunto partiu do gabinete do então vereador Rodrigo Corrêa (PDT), quando esteve no Legislativo durante 15 dias. Um dos objetivos foi entender o que é necessário para que haja maior apoio do poder publico para a UMAC e, assim, as associações comunitárias dos bairros de Montenegro também serão atendidas. “Solicitei esta reunião para tentar buscar meios de fortalecer a UMAC. Temos algumas preocupações em relação às atividades e as demandas que são atendidas”, ressaltou o Côrrea.

Uma das queixas apresentadas, durante o encontro, pelo representante da Associação do Bairro São Pedro, João Santos, é de que existem muitas reinvindicações que não são atendidas pela administração. “Falta apoio para as associações de bairros e o trabalho que elas podem desenvolver. A gente sabe a dificuldade que é ter uma demanda atendida. Estão fazendo mudanças no Plano Diretor, mas o que interessa, mesmo, para estes bairros não está sendo contemplado”, destacou. Santos, também, frisou que hoje no bairro São Paulo, por exemplo, não há como fazer a expansão da escola municipal ou, ainda, a abertura de uma creche.

Além desta preocupação também foi colocada à situação do terreno atrás do posto da Brigada, na Timbaúva que está sob judice. O local seria ocupado pela associação que representa os moradores do bairro São Pedro, porém há uma dívida de cerca de R$ 15 mil em IPTU, de acordo com um levantamento feito por Rodrigo.

Assim como há uma preocupação com esta área, também há com a situação de quase cinco mil pessoas, segundo dados da UMAC, que precisam de moradia. A entidade, inclusive, fez a indicação para constar no Plano Diretor referente a um estudo de áreas de interesse social no município que poderia atender esta demanda.

Segundo Rodrigo a UMAC precisa da captação de recursos ou da destinação destes, através do Legislativo, para que a entidade possa ser mais atuante no município inclusive podendo fazer estudos como este de indicação ao Plano Diretor municipal. “Nós precisamos de apoio para fortalecer a UMAC. Este fortalecimento precisa também chegar nas associações de bairros”, destacou Côrrea.

Ouça a reunião na íntegra neste LINK