Restauração do antigo prédio da Aripê pode sair do papel

por adm publicado 18/06/2021 14h15, última modificação 18/06/2021 14h15
A ideia agora é buscar recursos e apoios para que o projeto possa ser colocado em prática

Entre 1920 e 1940 a produção de cítricos era uma das fontes de renda no Vale do Caí. Inclusive exportando para países da América do Sul e Europa. Foi neste período que surgiram as primeiras cooperativas voltadas ao setor com o apoio do governo federal. Em Montenegro o primeiro Paking House foi criado em 02 de outubro de 1932. O prédio que abrigou este empreendimento hoje é conhecido como a “antiga Aripê”, ao lado da Câmara de Vereadores, e sua estrutura pede socorro.

Pensando nesta restauração ou na busca por parcerias que viabilizem esta obra o vereador Gustavo Oliveira propôs uma reunião com integrantes do executivo e patrimônio histórico para, juntos, encontrar uma forma de manter o prédio de pé e dar a ele um novo destino.

Hoje o que resta do prédio são as paredes. O entendimento, tanto de integrantes do executivo quanto do vereador Gustavo é de que o prédio precisa ser preservado enquanto ainda há tempo. “O prédio é de 1932 então precisamos ver no que ele pode ser útil para a agricultura e, também, para o turismo. Outra coisa que poderíamos ver é o apoio de empresas assim como foi feito com a Estação da Cultura”, frisou o legislador.

Para o secretário de Obras Publicas de Montenegro, Edson Machado o primeiro passo é a criação de um projeto arquitetônico ou o resgate do que já havia sido criado e a partir dele buscar apoio de empresas, assim como sugeriu o vereador Gustavo Oliveira. “A ideia de trazer parceiros pode nós ajudar a reerguer o prédio”, destacou Machado.

Uma das ideias lançadas pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo Waldir Kleber é de que “o espaço possa permitir um auditório com mais salas e um café. Nos corredores poderia ter um espaço cultural com a história da bergamota Montenegrina” salientou Kleber.

Com a restauração o prédio deve ser utilizado para o fomento da agricultura e do turismo com um braço. Isto acontece por que tem uma lei estadual que destina o local para este fim. O vereador Gustavo Oliveira propôs, então, que se faça mais uma rodada de reuniões para construir o projeto de reestruturação do prédio histórico.

Restauração do antigo prédio da Aripê pode sair do papel