Reunião debate estímulo à construção de novos aviários
sendo que a empresa não estaria mais colocando pintos nas propriedades, promoveu encontro na Câmara quarta (08) com o técnico Fernando Vardo, responsável pela JBS por coordenar a implantação das granjas. Participou ainda o Vereador Renato Kranz (PMDB), o atual Secretário Valmir Aírton de Oliveira e Ana Maria Kuhn, ambos da SMDR, o da Fazenda, Júlio Hoffmeister e o Engenheiro Agrônomo Lucas Rodrigues.
De acordo com Fernando, a parceria da empresa com os produtores é regida por um contrato de integração, igual para todos os integrados. São aplicados três contratos na região, muito parecidos, diferindo apenas na parte técnica e de remuneração, pois há distintas modalidades produtivas. “O contrato entre integradora e integrado basicamente atende às exigências de mercado e as de órgãos governamentais, como instruções normativas e a parte sanitária, e também às necessidades dos integrados”, avalia Fernando.
O Vereador Renato Kranz lembrou que a Prefeitura instituiu em 2005 o Programa Municipal de Desenvolvimento da Avicultura, um contrato de parceria entre o Executivo, empresa e produtor, prevendo repasses para construção de aviários e terraplanagem, assim como toda logística de apoio ao produtor. “A resposta a Pedido de Informação que apresentou foi de que em 2013, 2014 e 2015 não houve nenhum investimento. Em 2016, haveria uma unidade, com um pedido de financiamento através do Fundo de Desenvolvimento Rural”, comentou. O Engenheiro Agrônomo Lucas Rodrigues, que atua no setor, avalia que a relação produtores/empresa se resume a uma palavra: insatisfação. “Eles reclamam muito da constante troca de políticas”.
Segundo Fernando, o custo de uma unidade completa para a produção de 60 mil frangos, climatizada e de acordo com as exigências governamentais e da empresa, gira em torno de 800 mil reais. Braatz propôs realizar um novo encontro na Câmara, para o qual seriam convidados produtores, Sindicato Rural e instituições bancárias como o BB, Sicredi, visando estimular esta parceria. “Podemos apresentar a viabilidade aos produtores”, manifestou Fernando.
Para o Engenheiro Agrônomo Lucas Rodrigues, da SMDR, seria fundamental a empresa apresentar aos produtores sua nova política, “para ganharem a confiança que está sendo perdida, o que é importante para a empresa, para o Município não perder e para os produtores”. Diz que são visíveis os cases de sucesso de produtores que investiram na avicultura. “Queremos que continuem, por isto é necessário uma relação de confiança entre eles e a empresa. Vamos mediar, para que seja feito da melhor maneira possível”.
O Secretário Valmir de Oliveira manifesta sua preocupação com que se haja um andamento: “vamos verificar quais são os interessados. Havendo integração Município, produtor e empresa, por certo vamos buscar bons resultados”.