Reunião debate os estudos de minimização dos efeitos das cheias na bacia do Rio Caí

por adm publicado 05/09/2023 10h11, última modificação 05/09/2023 10h11

Na manhã desta segunda-feira, o vereador Gustavo Oliveira esteve reunido com o Secretário de Meio Ambiente e membros da pasta, o chefe da Defesa Civil Montenegrina, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí (Comitê Caí), e o corpo técnico da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), para debater soluções que minimizem os efeitos das cheias no município. Também estiveram presentes o presidente da Associação do Bairro Ferroviário e um morador da mesma área da cidade.

As sugestões foram muitas, girando principalmente em torno da construção de diques, em que diversas vezes cidades da região metropolitana, como São Leopoldo, foram citadas pelo presidente do Comitê Caí, responsável por grande parte das falas na reunião. Aparatos como uma casa de bombas, e ações como a dragagem e desassoreamento do rio e arroios, também foram apontados.

O geólogo e o assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente, presentes na reunião, sinalizaram a implantação de um plano de saneamento básico para o município, com mecanismos para acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações programadas que contemplam medidas para minimizar os efeitos causados pelas cheias. O Secretário de Meio Ambiente enfatizou inclusive, a retomada de um projeto simples, mas que gera grandes resultados, que é a colocação de grades de proteção nos bueiros, para evitar a entrada de resíduos na canalização.

Por fim, a Metroplan apresentou um estudo, desenvolvido a partir de 2012, voltado para a bacia do Rio Caí. Nele, consta um trabalho multidisciplinar, que envolve conhecimentos de planejamento regional, ambiental e de recursos hídricos, mobilização social, entre outros. No entanto, para a execução das soluções apontadas, necessita-se de um grande aporte de recursos federais que contemplem os municípios atingidos pelo baixo trecho do Rio Caí.

Ao final, ficou acertada uma nova reunião, a princípio, em 6 de dezembro próximo.