Reunião discute a situação dos agentes comunitários de saúde no município

por adm publicado 11/06/2021 13h01, última modificação 11/06/2021 13h01
Demandas foram ouvidas por integrantes da administração municipal e, parte delas, está em análise para ser atendida.

Ajuda de custo para o transporte, análise de segurança do PPP dos agentes comunitários, incentivo financeiro e um curso técnico para estes profissionais foram alguns dos temas discutidos em uma reunião proposta pelo vereador Sergio Souza (PSB) com os agentes e integrantes do executivo municipal. As demandas foram apresentadas pela categoria ao legislador que interviu junto a administração de Montenegro para saber quais pontos das solicitações podem ser, efetivamente, atendidas.

Hoje um dos maiores empecilhos para o bom desenvolvimento do trabalho destes profissionais é a questão dos deslocamentos, principalmente na zona rural. Com a saída desta parte da população, que busca na área urbana melhores condições de vida, a distância entre uma residência e outra aumentou consideravelmente. “Nós trabalhamos muito e nossas ações são importantes. Sem essas atividades parte desta população provavelmente não existiria para o SUS”, destacou a agente comunitária Salete Kronardt

Junto a tudo isso ainda há a questão das metas de atendimento que os agentes de saúde precisam cumprir. Hoje estes profissionais são responsáveis por áreas pré-determinadas. Nestes locais realizam o atendimento, a checagem de informações e o cadastro dos moradores. Um dos problemas levantados foi o de que, em alguns casos, eles acabam fazendo dois cadastros da mesma pessoa por que a região indicada para um profissional acaba sendo a mesma do outro agente. “A gente batalhou muito por este momento, esta reunião, e agradecemos o interesse em nos ouvir. Eu trabalho na área da Costa da Serra, mas do ano passado para cá, para poder atingir as 400 pessoas estipuladas por agente de saúde, os nossos marcos de localizações estão sendo quebrados, além disso, também tem a diminuição no número de pessoas que residem no interior”, frisou Gerson Almeida, agente comunitário de saúde na Costa da Serra.

A secretária Cristina Reinheimer apontou que alguns destes pedidos podem ser atendidos, mas em outros a administração municipal esbarra em leis federais e estaduais que proíbem o município de fazer adequações. Entre as solicitações dos agentes está o curso de formação técnica. “Como o Coren e o Cofen emitiram pareceres contra este assunto, para os agentes, nós não nos manifestamos. Muitos municípios, assim como Montenegro, não aderiram. E, nós precisamos seguir as leis”, ressaltou a secretária.

Para o vereador Sergio Souza, apesar de alguns itens da pauta não poderem ser atendidos, a reunião foi bastante produtiva. “A gente debateu sobre estas reivindicações e vamos ver o que pode ser atendido pela administração”.

A entrevista, com o vereador Sérgio Souza, na íntegra, está neste LINK