Reunião na Câmara discute a criação de uma associação e lei para fortalecer apicultores

por adm publicado 10/05/2022 14h32, última modificação 10/05/2022 14h32
A Apicultura deveria ser profissionalizada, para evitar a utilização indevida do produto. Para tanto, defenderam os produtores, o setor deve atuar em conjunto com órgãos como a Inspetoria Veterinária e os Poderes Executivo e Legislativo.

A criação de uma lei municipal, criando dispositivos para proteger o trabalho dos apicultores montenegrinos, foi discutida em uma reunião, realizada na Câmara de Vereadores de Montenegro por solicitação do vereador Paulo Azeredo (PDT). Um dos objetivos com essa legislação específica seria coibir o ingresso dos chamados “apicultores migratórios”, que não têm permissão para atuar em Montenegro, assim como a de cargas sem controle.

A discussão promovida pelo legislador com 20 apicultores que compareceram ao encontro no Legislativo, é para que seja construída, em conjunto, a possibilidade de se organizar por zoneamento a produção de mel e a criação de abelhas. Zeno, um dos produtores, que tem em torno de 500 colmeias, trouxe sua preocupação “com excessos de caixas nos mesmos locais. Durante o encontro, sugeriu a criação de uma Associação de Apicultores de Montenegro”.

Outro aspecto trazido na reunião foi à implantação de um cadastro para todos os apiários situados em Montenegro. Segundo os produtores, o mel brasileiro é considerado o mais orgânico do Mundo, o que o torna muito competitivo no mercado mundial, cada vez mais voltado aos produtos naturais.

O próximo encontro ficou agendado para o dia 27 de maio, às 9h, com a participação de apicultores, Emater e Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural. Na pauta, entre outros temas, a criação da associação montenegrina de apicultores.