REUNIÃO NA CÂMARA TRATOU SOBRE O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR PELO CAPS

por adm publicado 11/10/2024 10h05, última modificação 11/10/2024 10h05

Motivada por uma briga em escola estadual localizada no bairro Timbaúva, a reunião tratou sobre o acompanhamento do caso e seus desdobramentos. Abordou ainda mais detalhes sobre a rede de informações e como a questão está sendo trabalhada no CAPS e sistema de Saúde em geral.

Um dos problemas apontados é que muitas vezes não se tem conhecimento sobre o acompanhamento feito com essas crianças e adolescentes em relação à saúde mental, e se tal atendimento acontece.  Daniela Boss, secretária de Desporto, Cultura e Turismo, comentou que geralmente a saída adotada é separar os estudantes envolvidos em casos de agressão. “Acham que, trocando de escola, o problema vai se resolver, e a gente sabe que não é sempre que funciona” – ponderou. Normalmente, não há ligação entre uma instituição e outra, bem como informações sobre se o aluno vem sendo acompanhado pelo CAPS.

Dessa forma, o encontro na Casa Legislativa teve como objetivo discutir a possibilidade de se fazer o acompanhamento dos estudantes, a partir do seu ingresso no âmbito escolar, alimentando o sistema das escolas com dados do CAPS, e a hipótese de a instituição estar autorizada a fornecer elementos que também auxiliem no acompanhamento dos estudantes.

Por fim, os representantes das Secretarias de Saúde, de Educação, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, e membros da comunidade escolar, definiram nova data para deliberar sobre ações a serem tomadas. A reunião foi requerida pelo vereador Gustavo Oliveira.