Reunião trata de melhorias e incentivos para clínica de hemodiálise

por adm publicado 04/04/2023 16h05, última modificação 04/04/2023 16h11

Na manhã desta segunda-feira (03), foram recebidos na sala Janete Hörlle Zirbes, os representantes da Nefroclin, dr. Nilo Hoefelmann e sra. Anna Esther Hoelfemann. Também estiveram presentes membros da administração do Hospital Montenegro, na figura do diretor Carlos Batista e a enfermeira do setor de qualidade Sheile Ruppenthal. Da parte do Executivo, fizeram-se presentes a secretária municipal de saúde Andréia Costa, e o consultor jurídico da pasta, Patrick Zaboski Pinho. E ainda, representando a Secretaria Municipal de Gestão de Planejamento (SMGEP), a arquiteta Waléria Wollmann.

A reunião foi proposta pelo vereador Talis Ferreira (PP), com a intenção de oferecer uma saída para a iminente crise no setor de hemodiálises do HM, já anunciada pelos diretores da empresa com sede no quinto andar da nossa principal casa de saúde pública. Há 27 anos em Montenegro, a Nefroclin atende hoje 128 pacientes, dos quais 49 são cidadãos montenegrinos. A questão é que, além de não haver mais vagas para novos pacientes, toda a área física possível já fora utilizada pela clínica, que hoje ocupa 600m². Entre as reinvidicações, há a necessidade de uma ampliação do espaço, em obra anexa de 55m², aonde seriam alocados o depósito, cozinha e as áreas não-assistenciais, deixando o atendimento por completo no local utilizado hoje. A ideia seria criar 16 novas vagas, já que atualmente a operação está no limite.

Outro ponto levantado pelo médico responsável da clínica, o nefrologista Nilo Hoefelmann, foi a perda da isenção do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), ainda em 2018. A empresa teve 10 anos de isenção do tributo, que acabou sendo derrubada por regulamentação federal. “Nesse período conseguimos adquirir cerca de 20 máquinas com a economia gerada pela isenção do imposto” – assinalou Hoefelmann.

Devido ao serviço de alta complexidade, o que em sua ausência gera  consequentemente o óbito do paciente, os presentes consideraram já uma nova agenda de reunião, marcada para o 28 de abril próximo, às 9h. Assim sendo, os representantes da administração municipal comprometeram-se em trazer soluções para o risco de crise assistencial em demanda tão importante de saúde pública.

registrado em: