Revitalização do Morro São João: Comissão vai ser criada para elaborar projeto de turismo

por adm publicado 10/05/2022 15h20, última modificação 10/05/2022 15h20
Mas para que o projeto de revitalização do Morro, junto com a estátua, se torne realidade, o primeiro passo a ser dado neste projeto, é a melhoria do acesso ao local.

Uma comissão vai ser criada, em Montenegro, para elaborar em conjunto com moradores do entorno do Morro São João, ações de revitalização e desenvolvimento do turismo no local. Uma das ideias, apresentadas na reunião realizada nesta segunda-feira, solicitada pelo vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), é a elaboração da estátua do padroeiro da cidade, São João, em tamanho maior do que a que já existe no morro. “Esta estátua, que hoje está no morro, viria para frente da Catedral e, lá, colocaríamos uma maior. Assim como foi feito em Encantado. Neste caso vamos atrás de parceiros do setor privado para a elaboração do monumento”, destacou o diretor de Turismo Jaime Buttenbender.

Mas para que o projeto de revitalização do Morro, junto com a estátua, se torne realidade, o primeiro passo a ser dado neste projeto, é a melhoria do acesso ao local. “A ideia é que as pessoas possam subir a pé. E para aquelas que a locomoção é mais difícil, estamos estudando a ideia de que um empresário local possa instalar, no alto do morro, uma mini-praça de alimentação e, em contrapartida, ele faria o transporte destas pessoas até a parte mais alta do São João”, ressaltou o vereador.

Neste ponto de chegada, os visitantes vão poder ver a cidade de Montenegro a partir de mirantes, que já existem e que serão ampliados, em determinados pontos do Morro do São João. A ideia também é criar trilhas que possam ser utilizadas por esportistas. Hoje, Montenegro é o único município da região que conta com uma área de montanhismo para escaladas e trilhas no perímetro urbano. “Estamos trabalhando para que esta comissão possa desenvolver o projeto de turismo e revitalização do Morro São João. Também contamos com um grupo de moradores daquela região, que irão nos ajudar”, frisou Juarez.

Neste primeiro encontro participaram além do vereador e do diretor de Turismo, representantes das secretarias do Meio Ambiente, Geral, Indústria, Comércio e Turismo, Obras e montanhistas. Nos próximos dias deve acontecer mais uma reunião que vai discutir a criação de uma associação de proprietários e amigos do Morro São João.