Secretária de Educação não comparece a encontro na Câmara sobre temas da Educação Infantil

por mon — publicado 20/11/2015 13h54, última modificação 07/03/2016 11h59
A Secretária de Educação do Município, Silvana Schallenberger, não compareceu sexta (20) à reunião na Câmara que teria como propósito tratar de questões da Educação Infantil, entre elas, o número de vagas e a função das férias coletivas nas “creches”.

Silvana limitou-se a enviar um ofício à Câmara alegando que teria outros três compromissos, os quais não foram apontados no documento. Ela também alega que teria tentado ligar várias vezes para a Câmara, porém, enviou ofício comunicando a sua ausência somente na manhã da reunião.
O Vereador Marcos Gehlen “Tuco” (PT), autor da proposta, e o Vereador Renato Kranz (PMDB) lamentaram a ausência da titular e ainda classificaram-na como “descaso”. Considerando o encaminhamento deste tema como urgente, os Vereadores estarão abrindo mão de convocar a Secretária de Educação. Silvana será convidada novamente para participar da reunião na próxima sexta-feira (27), às 9h. “Tínhamos inclusive anunciado na reunião que iriamos convocar. Porém, para reduzir o tempo de tramitação, abrimos mão desta modalidade e vamos tentar novamente, via convite”, explicam os Vereadores.
O representante do Conselho Tutelar, Rodrigo Correa, compareceu e afirmou que, de fato, é preocupante a questão destas férias coletivas nas Escolas de Educação Infantil e ainda que a metodologia proposta, de fornecer somente um turno para as crianças, está causando sérios problemas na comunidade.
Segundo Tuco, a reunião ficou prejudicada, já que informações e ações competem à Secretária Silvana. Kranz avançou comentando que “o Governo Paulo/Aldana, até o momento, não construiu nenhuma sala para a Educação Infantil”. Kranz completou, trazendo que é necessário saber quais estratégias estão sendo tomadas para criar vagas na Educação Infantil, e também as razões de estarem negando o turno integral. Nesta linha, o Conselheiro Tutelar Corrêa disse que é um “retrocesso” o fim do turno único. “Parece que a Educação Infantil não é prioridade para a Secretária de Educação”, finaliza Tuco.
Os Vereadores antecipam que, se a Secretária de Educação não comparecer neste segundo convite, irão formalizar a sua Convocação. Neste caso, diante da ausência, há responsabilidades previstas em lei.