Semana da Mulher Montenegrina/2016: definida a programação

por mon — publicado 24/02/2016 11h41, última modificação 07/03/2016 11h59
A Semana da Mulher Montenegrina/2016 inicia em três de março na Câmara, com a Sessão Comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Instituída pela Lei 5747/13, dos Vereadores Rose Almeida (PP) e Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, terá diversas atividades em Montenegro até o dia 11. A programação completa foi definida esta semana em reunião no Legislativo

Sexta dia 4, audiência com o Executivo, sobre temas que envolvem o compromisso da Prefeitura na efetivação de políticas públicas para as mulheres.  Em cinco de março, sábado, das 10hs às 12hs, apresentações artísticas na Praça Rui Barbosa. Neste mesmo local, às 9 horas de segunda, sete de março, terá um evento da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Caminhada com apitaço irá marcar o Dia Internacional da Mulher, oito de março, a partir das nove de manhã. A frente da Prefeitura será o ponto de partida, seguindo até a Praça.
    Também dia nove, a partir das 14s, atividades no Bairro Estação, com a presença da Unidade Móvel. No dia seguinte, equipes do Hospital Montenegro e Secretaria da Saúde estarão na Praça Rui Barbosa desde as nove da manhã. Quinta dia 10, equipes se deslocam ao Bairro Imigração, às duas da tarde.
    A culminância será dia 11, sexta-feira, com painel de avaliação no plenário da Câmara de Vereadores, e encaminhamento de propostas. Foi sugerida também a redação da “Carta da Semana da Mulher Montenegrina/2016”, englobando questões relativas à política para as mulheres, tais como a ativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIN e da Coordenadoria.
    Conforme o Vereador Marcos Gehlen, um dos autores da Lei, a Semana objetiva propiciar um fórum adequado de debates e de ações, visando o fortalecimento da rede de atendimento e da luta em defesa dos direitos das mulheres.
    Além dos autores da Lei instituindo a Semana da Mulher Montenegrina e do Vereador Luis Carlos de Azeredo (PP), o encontro teve a presença do Executivo, através das Secretarias de Saúde - Ana Maria Rodrigues, Secretária e Andréia da Costa, Coordenadora de Atenção Básica e de Educação e Cultura, com Rosani Brochier Nicoli, Diretora do Departamento de Educação; do Hospital Montenegro (Psicóloga Adriana Bandeira e estagiária Maria Luiza Flores Cruz Aldana, representando o Serviço de Psicologia e o Grupo de Estudos sobre Gênero do HM), da Conselheira Tutelar Lucianita Menezes, e Ezequiel Adriano de Souza, assessor do Vereador Tuco e presidente do Diretório Acadêmico da Uergs.