Semana de Conscientização Sobre os Povos Indígenas tem início na Câmara

por adm publicado 15/04/2019 14h35, última modificação 15/04/2019 14h35
A solenidade de abertura da Semana Municipal de Conscientização sobre os Povos Indígenas foi realizada na manhã de segunda-feira, 15 de abril, no plenário da Câmara.

Manifestaram-se o vice-presidente, Vereador Juarez da Silva, o prefeito Kadu Müller, a secretária de Educação Rita Fleck e o de Assistência Social, João Marcelino da Rosa. Todos destacaram o reconhecimento aos índios pela sua história, e a importância de se discutir o tema, não os tornando invisíveis perante a sociedade atual.

A Semana foi instituída através da Lei n° 6.472, de 24 de abril de 2018, de autoria da vereadora Josi Paz (PSB). Estabelece que no período de 13 a 19 de abril a Prefeitura irá promover uma discussão do tema, objetivando a conscientização. O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos – CCDH, Neri de Mello Pena – Cabelo, presente no evento, destaca que é importante dar voz as pessoas.

Antecedendo a palestra “Construindo Respeito: Luta e Resistência dos Povos Indígenas no Brasil”, ministrada pela jovem Kassiane Schwingel, índios da tribo Kaingang fizeram sua apresentação através da dança.

Programação

15 a 17 de abril - Exposição Fotográfica “Povo Kaingang: Vida e Sabedoria”. Local - Espaço Cultural André Zanatta. Horário: 8h às 12h e 13h30 às 16h30.

15 a 17 de abril - Exposição “Escavando informações sobre nossos antepassados”. Local - Museu Histórico Nice Schüler - Horário: 8h às 12h e 13h30 às 16h30.

16 de abril - Feira de Artesanato Indígena, das 9h às 16h, na Praça Rui Barbosa. Dança com grupo indígena - 16h, Praça Rui Barbosa.