Sessão ordinária agora conta com a presença do público

por adm publicado 21/05/2021 15h07, última modificação 21/05/2021 15h07
A sessão ordinária da noite desta quinta-feira, 20 de maio, foi de retorno. Com a flexibilização das atividades, determinadas pelo Governo do Estado, a Câmara de Vereadores de Montenegro reabriu as portas do Plenário Edgar de Oliveira para o púbico.

O retorno já vinha sendo aguardado pelos legisladores que, até aqui, apresentavam suas demandas nas transmissões online das sessões realizadas pela Casa. A veiculação das reuniões, pelas redes sociais continua, porém agora as pessoas podem estar presentes no plenário. Para participar destes encontros é necessário fazer o agendamento pelo telefone 3632.3303 já que é permitida a permanência de apenas 30 pessoas na sala.

Além do retorno do público a sessão voltou ao seu antigo horário, às 19 horas, que também havia sido alterado após decreto do Estado que limitava a circulação de pessoas depois das 20 horas.

Nesta primeira reunião, como este formato, os vereadores aprovaram o projeto de lei do Legislativo que oficializa a Semana Municipal do Meio Ambiente em Montenegro. O evento já acontece há muitos anos na cidade e envolve ações ambientais desenvolvidas em parcerias com empresas públicas e privadas. No entanto ela não era uma ação oficial dentro do calendário de eventos do município.

O pedido de formalização da semana, no calendário de eventos de Montenegro foi realizado pela vereadora Camila Carolina de Oliveira. “A data é extremamente importante para a conservação da natureza, uma vez que há preocupação com o tema em razão da ascensão das atividades humanas, as quais têm ocasionado graves problemas de degradação ambiental”, destaca a legisladora.

FIQUE POR DENTRO - O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano, e sua concepção teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, com o objetivo de servir de inspiração e orientação à humanidade para a preservação para a preservação e a melhoria do ambiente humano. Com o mesmo intuito, foi seguida vinte anos depois pela Conferência do Rio de Janeiro, a Rio 92, e mais recentemente pela de Joanesburgo, na África Sul, a Rio+10.

OUTRAS APROVAÇÕES - Além deste projeto de lei os legisladores aprovaram três requerimentos de reuniões dos vereadores: Felipe Kinn da Silva; solicitando uma reunião para discutir a criação do banco do Povo em Montenegro, do legislador Talis Ferreira; que pede um encontro com a SMEC e guarda municipal para viabilizar um projeto de segurança nas escolas da cidade, e do presidente da Casa, Juarez Vieira da Silva que requer um encontro com o Executivo montenegrino, ACI Montenegro Pareci Novo e Sindilojas que tem como objetivo discutir a reorganização urbana da região central da cidade. “Nós estamos tentando encontrar uma alternativa para uma melhor harmonização do centro e, também, da Timbaúva. A ideia, agora, é se reunir com o Executivo Municipal para encontrar soluções que contente a todos”, ressaltou o presidente Juarez.

Também foi aprovado um pedido de informação do gabinete do vereador Talis Ferreira, requerendo respostas da distribuidora de energia elétrica RGE SUL quanto às atividades de troca de postes que ocasionam na quebra a rede pluvial do Município.