Sinalização Ostensiva, Controlador e Passarela na Rua Nova e Vendinha

por adm publicado 18/10/2019 15h25, última modificação 18/10/2019 16h05
Os moradores das localidades de Rua Nova e Vendinha, que convivem diariamente com os perigos da travessia da rodovia BR-386 Tabaí - Canoas terão boas notícias a curto, médio e longo prazo.

    O assunto foi tema de audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Porto Alegre, na manhã desta sexta (17), liderada pelo presidente da Câmara, vereador Cristiano Braatz - “Von”.     O encontro contou com a presença do representante dos moradores da localidade de Vendinha, Décio Pereira dos Santos e a da Rua Nova, Maria Erotildes Rambor. A comitiva montenegrina foi recebida pelos técnicos da ANTT Marcelo Caetano, Marisa Dagmar Tiefensee e Breno Correa da Silva Neto. Pela empresa CCR Via Sul, participaram o administrador de contrato e faixa de domínio, Breno Ferreira Leal, e o gestor de atendimento, Fausto Camilloti.
Munido de informações, o presidente Cristiano Braatz iniciou sua fala trazendo a preocupação das comunidades de Rua Nova e Vendinha, que convivem diariamente com a travessia da BR 386. O pleito inicial do vereador era que fossem instalados controladores de velocidade nestes dois pontos. De forma produtiva, a reunião foi tendo encaminhamentos.
    Conforme Marcelo Caetano, o contrato de concessão da rodovia prevê a instalação de dois controladores de velocidade, e inclusive foi realizado o estudo, sendo que neste momento o processo encontra-se em análise pela Polícia Rodoviária Federal. A coordenadora Marisa Dagmar Tiefensee, porém, alerta que existe a questão da ordem presidencial que suspende a instalação de controladores de velocidade em rodovias federais. “Todo o estudo está andando, vamos tentar canalizar estes dois pontos que estão sendo solicitados por vocês”, comentou Tiefensee. A moradora Maria Erotildes disse que, neste momento, qualquer intervenção que for realizada, em defesa da vida dos moradores que correm o risco diário na travessia, estará sendo bem recebida.
    Com o andar da reunião, ficou evidente que a ANTT está preocupada com a realidade dos moradores, sendo que os técnicos apresentaram soluções de curto prazo, como a citada pelo especialista em regulação, Breno Correa. Adiantou que já é possível fazer, de imediato, uma sinalização ostensiva na rodovia, nestes dois pontos. “Podemos pedir para que a concessionária faça isso de maneira mais rápida”, completou. Garcia pediu ainda ao presidente Von que encaminhe esta solicitação em nome do Legislativo montenegrino.
    Conforme Breno Correa, outra ação com a qual pode se comprometer é quanto ao pedido junto a CCR Via Sul, para que a concessionária antecipe o prazo de construção das duas passarelas previstas para este trecho de Montenegro. Pelo documento, a CCR tem que construí-las a partir do quarto ano de operação, não podendo ultrapassar o quinto ano.
    Foi levantada por último, pelo vereador Von, a importância da realização de um debate amplo no futuro, para definir os pontos exatos de construção destas passarelas. O gestor de atendimento da CCR Via Sul, Fausto Camilotti, disse que com certeza elas serão realizadas, em parceria com o poder público. “Não é nosso interesse construir passarelas em pontos nas quais elas não serão utilizadas”, completou. Durante toda a reunião, os técnicos participantes foram analisando o solicitado, inclusive com apoio de recursos tecnológicos, verificando os pontos de Vendinha e Rua Nova, considerados nevrálgicos pelos moradores.
    Foi ventilado ainda que a intenção da ANTT, já que existe a previsão em contrato, é instalar os dois controladores em aproximadamente três meses. Por último, o vereador Von disse que saiu da reunião otimista, já que os técnicos participantes demonstraram total interesse e agilidade em buscar alternativas viáveis e concretas.