Situação de abigeatos no interior de Montenegro preocupa produtores

por adm publicado 14/06/2021 13h30, última modificação 14/06/2021 16h20

Preocupados com a situação no campo, quanto à criação de animais, os produtores rurais de Alfama procuram o gabinete da vereadora Camila Carolina de Oliveira (Republicanos) para, juntos, encontrar uma alternativa viável de ação contra o abigeato de porcos.

Entre as alternativas levantadas pelos produtores está à questão do videomonitoramento nas propriedades com o auxílio da Brigada Militar. Hoje, a cidade tem 24 câmeras na área urbana e entrada de municípios. De acordo com o Tenente Daniel Augusto de Souza, neste momento a corporação não consegue fazer o videomonitoramento nas localidades do interior, além da falta de aparato técnico há também falta de recursos humanos para a realização da atividade. “Mas nada impede que os moradores disponibilizem os vídeos para a Brigada Militar. Nós temos patrulhas que rondam estas regiões e as prisões em flagrantes. É muito importante que se faça o registro de ocorrência de abigeato pra que possamos fazer a nossa parte”, destacou o tenente. Ele também salientou que por questões legais a BM não pode fazer o monitoramento de câmeras particulares.

Outra ideia levantada foi à doação, por parte dos produtores, das câmeras de videomonitoramento. Porém toda e qualquer verba doada é destinada para a Consepro que faz a destinação dos valores para a segurança pública, não podendo fazer o direcionamento para um determinado fim específico como solicitaram os produtores rurais.

Rotas de saídas – Por ter uma extensa área rural Montenegro também tem diversas rotas de saída da cidade e estes acessos facilitam a fuga de quem comete crimes, como o de abigeato, no interior do município. A Brigada Militar tem uma patrulha que faz a ronda no interior. No entanto, como conta com soldados que vêm de outras regiões do Estado, até se familiarizarem com as localidades demora um pouco. Por isso o Tenente Augusto disponibilizou o telefone de contato 986879085 para que os moradores possam comunicar o crime e dar a localização em tempo real para a Central da Brigada Militar que, assim, pode orientar a viatura em atendimento à ocorrência.

Para a vereadora Camila Carolina a reunião já teve alguns pontos positivos. "Acredito que com esta parceria, da Brigada Militar, com este grupo dos vizinhos, mais o telefone de contato direto com a corporação possa ajudar a coibir o crime de abigeato nas localidades do interior. Vamos trabalhar no sentido de trazer mais segurança para esta parte da população do nosso município”, ressaltou.

Confira a entrevista, na íntegra, da vereadora Camila Carolina de Oliveira neste LINK