Terminal Rodoviário com comércio popular e transporte urbano são temas de reunião

por adm publicado 09/06/2021 13h15, última modificação 10/06/2021 13h14
Além dos problemas no transporte foi apontada, durante a reunião, a falta de um terminal rodoviário no município. O projeto que vinha sendo trabalhado indicava a criação de uma “paradão de ônibus” na José Luís, ao lado do Bar do Motorista.

Os problemas com transporte urbano em Montenegro e a criação de um terminal rodoviário foram temas debatidos em uma reunião proposta pelos gabinetes dos vereadores Juarez Silva e Gustavo Oliveira. “É muito importante discutirmos essas situações. Requisitei esta reunião por que a questão do transporte tem tido muitos problemas na cidade e, com a pandemia, se agravou”, destacou o vereador que participou do encontro de forma online.

Participaram da reunião os secretários da Indústria, Comércio e Turismo, da Secretaria Geral, das Obras e da Fazenda, além de representantes da Viação Montenegro e do Sindilojas. Um dos integrantes da VIMSA destacou que os problemas no transporte se agravaram com a pandemia por que houve uma redução no uso das linhas. E, assim, algumas linhas foram retiradas de circulação. “Precisamos rever alguns pontos com a questão das gratuidades. Hoje 25% dos passageiros transportados não pagam passagem. Esse custo é repassado para quem paga”, frisou Júlio Hoerle, gerente da Vimsa.

Além deste assunto foi abordada a questão do valor da passagem. Hoje ela custa R$ 3,95 e, de acordo com a Viação, está defasada em quase 25%. Atualizando este valor ela deveria custar R$ 5,08. Porém o pagamento, principalmente para a população mais carente, encarece.

A ideia, agora, é encontrar soluções para resolver a questão do transporte com mais horários e linhas. Para se ter uma ideia só no interior seriam 10 localidades que não tem meio de locomoção público. Hoje apenas quatro são atendidas. “Nós precisamos adequar todas estas situações e, a partir daí buscar alternativas que melhorem o transporte das pessoas”, salientou o vereador.

Este problema também foi apontado pelo presidente do Sindilojas José Stoffel. “Temos dificuldades de transporte para os trabalhadores que residem no interior e precisamos encontrar uma alternativa de horários para que estas pessoas possam chegar até o centro da cidade”.

Projeto de Criação do Terminal Rodoviário com Comércio Popular

Para a Viação este terminal traria economicidade aos passageiros por que poderia centralizar os ônibus num mesmo local e a tarifa poderia ser apenas uma com a troca entre um veículo e outro. “Unir este terminal com um comércio popular nos ajudaria muito. Essas pessoas, que trabalham nas ruas do centro, teriam um local para desenvolver suas atividades. Mas precisamos de um regramento para que isso aconteça”, destacou o secretário da Indústria, Comércio e Turismo Waldir Kleber.

Além da economia e praticidade para quem se desloca entre um bairro e outro, o vereador e presidente do Legislativo Juarez Silva frisou que o local pode abrigar um centro de comércio popular destinados aos ambulantes que já atuam no centro da cidade. “A ideia é trabalhar para dar a estas pessoas um local onde possam ter um pouco mais de conforto, mas que também fiquem centralizados em um único ponto da cidade”, ressaltou.

Esse terminal com projeto de comércio popular possibilitaria, também, uma reorganização do centro da cidade. O presidente Juarez lembrou ainda que o trabalho dos ambulantes é importante, mas que eles também precisam ter suas atividades resguardadas. “Ao mesmo tempo em que eles comercializam aqui, compram aqui. Diferente de outras pessoas que apenas vendem suas mercadorias na cidade e no fim do dia voltam para os seus municípios. Seria uma forma de resguardar estes trabalhadores, também”.

O áudio, na íntegra, desta reunião está neste LINK