Todos os dez vereadores assinam Moção pela permanência da Receita Federal

por adm publicado 28/05/2019 15h30, última modificação 28/05/2019 16h12
Dez vereadores, a totalidade da Câmara, assinaram o requerimento 79/19, que solicita o envio de Moção de Apoio à manutenção da agência da Receita Federal de Montenegro, diante de informações que indicavam o seu fechamento.

Matéria aprovada na CGP de 28 de maio, que foi presidida pelo vice-presidente, vereador Juarez Vieira da Silva, tendo em vista que o presidente, vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz, representava a Câmara em um compromisso oficial.

A preocupação foi que, na região, alguns postos já foram extintos, como São Sebastião do Caí e São Jerônimo. “O efetivo encerramento das atividades da agência de Montenegro resultaria em prejuízo dos contribuintes, da população e da própria União”, enfatizam os vereadores.

No documento, consta que a agência de Montenegro atende a 19 municípios, incluindo Triunfo, onde se encontra o III Polo Petroquímico. “São atendidas 120 pessoas/dia, de toda a região, e um grande número de empresas, entre as quais muitas que representam significativo peso no PIB gaúcho. A extinção da agência trará enormes dificuldades aos contribuintes e à própria Receita, visto que a região tem uma queda de recolhimento de impostos e contribuições relevantes”, prossegue.

Os dez vereadores alegam que o Município chegou a doar um terreno junto ao Fórum local para a instalação da agência, “construção que acabou não se realizando. Porém, a transferência do terreno foi realizada em favor da União”.

Conforme o site da Receita, o atendimento à Pessoa Física ocorre na parte da manhã, exclusivamente agendado via internet. À tarde, por agendamento ou retirada de senhas no balcão, a partir das 13h até às 16h15. Pessoa Jurídica, somente com agendamento via internet, não sendo atendidos na unidade os serviços disponíveis para execução na rede. O horário é das 09h às 11h30min e das 13h às 16h30min. “Orientações gerais devem ser buscadas através de consultas ao sítio da RFB na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) ou na própria Agência mediante agendamento”.

“Defendemos, veementemente, a importância da continuidade do reconhecido trabalho da Receita Federal em nosso município realizado na agência, ou na pior das hipóteses, num posto de atendimento”, sublinham os edis.

Também na pauta:

• Requerimento 77/19, do vereador Talis Ferreira: reunião para tratar sobre o atendimento de laudos para a Brigada Militar em ocorrências; e o Requerimento 78/19, do mesmo vereador: reunião para tratar sobre a diminuição da tarifa da passagem urbana.

As matérias fazem parte da sessão de 30 de maio, que tem início às 19hs na Usina Maurício Cardoso, sede do Legislativo, aberta para a população.