Travessia da RST- 287: Alternativa do Daer exclui instalação de sinaleiras
O encontro, no final da tarde de segunda-feira (24), foi viabilizado pelo gabinete do Secretário da Fazenda, Giovani Feltes atendendo solicitação do vereador Felipe Kinn Menezes (PMDB). Participaram os vereadores Joel Kerber (PP), Talis Ferreira (PR), Rose Almeida (PSB), Erico Velten (PDT) e Kinn.
Iniciou muito tenso, sendo travada discussão de parte da comitiva montenegrina e o Diretor Geral do Daer, Rogério Uberti. Após 30 minutos de muita troca de acusações, especialmente entre o Secretário de Obras do Município, Valter Robalo e o Diretor Uberti, chegou-se ao consenso de que a Prefeitura vai renunciar o convênio assinado para instalação das sinaleiras. Na prática, a Administração Municipal abre mão da instalação dos conjuntos semafóricos. A sugestão foi dos próprios técnicos do Daer para viabilizar outras medidas.
Um dos diretores, engenheiro Luciano Faustino disse que, enquanto a Prefeitura não fizer a renuncia do convênio não é possível trabalhar com alternativa, que já estão em fase de estudos técnicos. Ele observa ainda que a instalação de sinaleiras não é a alternativa correto e pode estar sendo criado um problema ainda maior. O engenheiro Fernando Medeiros chegou a citar situações em que foram instalados os equipamentos e os problemas se agravaram.
Alternativas mencionadas por Faustino, foram detalhadas a comitiva, pelo engenheiro Fernando Medeiros, Superintendente responsável pela Faixa de Domínio. Medeiros apresentou todo o estudo inicial que objetiva realizar o reordenamento da travessia urbana. Constam ações nos três principais pontos nevrálgicos: Panorama (próximo revenda John Deere), Santo Antônio (Posto Ipiranga e Oficina Renauto).
Interseções serão fechadas
Os canteiros e espaços vazados hoje existentes serão todos fechados, com isso, a velocidade dos veículos reduz e os mesmos cruzaram pelas vias laterais da rodovia. Também será incluída travessia de pedestres em pontos estudados. Os vários acessos de ligações entre os bairros em direção ao centro da cidade serão fechados. "Em muitos casos os motoristas e também os pedestres terão que fazer um trajeto mais longo do que o habitual" adianta Medeiros. Ele explica que a medida é necessário no estudo de reordenamento. “É preciso uma mudança de comportamento da comunidade”, alerta.
Audiência em maio para apresentação
Ficou acordado que, no mês de maio, acontece a audiência pública em Montenegro para apresentação da proposta. Já foi disponibilizado ao Secretário de Obras, Valter Robalo o estudo em arquivo digital. O objetivo do Daer é que a parte técnica da prefeitura possa sugerir alterações que atendam aos anseios da comunidade. Na audiência pública também serão colidas indicações da comunidade que, posteriormente passarão pela analisa da equipe técnica do Daer.