Três vereadoras na Sessão Comemorativa ao Dia da Mulher
Coube à vereadora Josi Paz (PSB) a responsabilidade de discursar, representando a Câmara. Abriu sua fala destacando que ainda é muito raro ver uma mulher presidindo sessão da Câmara de Vereadores em nosso país, “infelizmente”.
“Acontece isto de forma minoritária, e é um registro que nos obrigamos a fazer, pois além das homenagens sempre justas às mulheres, hoje é dia de reflexão”. Completando, disse que ainda sonha em ver esta Casa presidida outra vez por uma representante do sexo feminino e que mais mulheres vereadoras possam ocupar estas cadeiras, “para que, no mínimo, tenhamos igualdade representativa”.
Josi Paz prosseguiu, fazendo a análise de que ainda há muito mais a refletir do que a comemorar. “Temos vítimas demais de violência. Vítimas de assédio e abuso sexual. Temos portas demais fechadas para as mulheres brasileiras. Mas isto precisa mudar”, desabafou.
Representando as mulheres montenegrinas, Graciela Santos da Silva, moradora da localidade de Passo da Pimenta, usou a tribuna. Abriu com um texto de Larissa Mungai: “A nós mulheres: desejo que você não mais confunda amor com submissão, vulnerabilidade com fraqueza e feminino com fragilidade. Desejo que despertemos para compreender que estamos exatamente onde nos colocaram e, conscientes dessa sabedoria, que escolhamos estar onde realmente queremos”. Graciela enfatizou ainda que a mulher desconhece o poder que tem: o poder da mudança, o poder de gerar uma nova vida. “Uma nova vida pode trazer mudança”, pontua a jovem.
Fechando a noite, o prefeito Kadu Müller (SD) elogiou a oportunidade de haver ter três mulheres na Câmara. “Falar da mulher é difícil? Não, não é difícil. Difícil é juntar as palavras para descrever tantas qualidades”. Exemplificando o avanço da conquista de espaço da mulher, comentou que 70% do efetivo da Prefeitura é do sexo feminino.
O prefeito ainda abordou a importância da mulher no tecido social. Emocionou-se muito ao citar sua mãe, afirmando que foi seu grande exemplo. “Desculpa minha emoção. Minha mãe, meu exemplo de vida, ela me faz falta”, disse, em lágrimas. Encerrou com a frase: “o maior brilho do homem está na luz de uma mulher”.