Trinta de julho, Dia da Literatura Montenegrina: aprovado por todos os Vereadores

por mon — publicado 14/02/2014 11h04, última modificação 07/03/2016 11h59
A Câmara aprovou por unanimidade na sessão de 13 de fevereiro o projeto nº 01/14, apresentado por todos os Vereadores, que institui 30 de julho como o Dia da Literatura Montenegrina. Passa a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais e será comemorado todos os anos.

O presidente da Câmara, Renato Kranz (PMDB), comenta que o objetivo é incentivar o hábito de leitura entre os munícipes e proporcionar o conhecimento e a valorização de escritores e da literatura montenegrina, sobretudo no âmbito da escola. “Esse projeto nasceu em parceria dos escritores montenegrinos com a Câmara”, observa.
    A votação foi acompanhada no plenário por escritores, entre os quais Gélson Weschenfelder, patrono da última Feira do Livro. Trinta de julho foi escolhido como o Dia da Literatura Montenegrina porque nesta data, em 1864, nascia em Montenegro Filomena Maria de Oliveira Brandão, conhecida como Dona Loló. Pesquisas a apontam como a primeira escritora montenegrina a publicar sua obra. Professora e teatróloga teve seu trabalho reconhecido em todo o estado e também em nível nacional.
Outras matérias
    Os Vereadores rejeitaram por nove votos (com a abstenção de Ari Müller) o projeto de lei Complementar 122/13, do Executivo, propondo alteração do número de cargos de Chefe de Serviço, que passam a ser 16.
    Já o projeto 150/13, também da Prefeitura, foi aprovado por nove votos. Autoriza a decretar como Zona Especial de Interesse Social – ZEIS o prolongamento da Rua 01 do Loteamento Vitória, no Bairro Santa Rita, para a implantação da regularização fundiária.
    A instituição da frase “Montenegro Capital do Tanino, da Citricultura e Cidade das Artes” foi aceita com nove votos ao projeto 126/13, do Legislativo. Com isto, passa a ser a designação distintiva do Munícipio,
    Três momentos de debate, para aprofundar a fiscalização de assuntos de interesse da comunidade, deverão acontecer nos próximos dias, na Câmara, com a aprovação do Requerimento 01/14, do Vereador Roberto Braatz (PDT) – reunião para tratar sobre quando será disponibilizada para a comunidade da Grande Timbaúva uma nova lotérica e a inauguração da agência da Caixa Econômica Federal.
    E o Requerimento 06/14, dos Vereadores Renato Kranz (PMDB), Márcio Müller (PTB) e Marcos Gehlen (PT) – “Tuco” – reunião para tratar de assuntos referentes à paralisação das obras de pavimentação da Rua Campos Netto. Será convidada a Metroplan e outros órgãos. Também dos mesmos Vereadores, o Requerimento 07/14 - reunião para tratar da paralisação da obra de macrodrenagem do Arroio Montenegro.
Plano Diretor: derrubados vetos do Executivo
    A Câmara derrubou os Vetos Parciais do Executivo a quatro emendas de Vereadores aos projetos do novo Plano Diretor: o 57/13 (Código de Obras), 59/13 (Parcelamento do solo) e 61/13 (Código de Posturas). Com isto, as propostas que o Legislativo incluiu no novo Plano serão validadas. Emendas, projetos, Vetos podem ser conferidos no site: http://www.montenegro.rs.leg.br/plano-diretor