Troca de horário do ônibus Triunfo-Montenegro, da empresa Fátima

por adm publicado 17/10/2019 09h55, última modificação 17/10/2019 09h55
Márcia Brand, primeira suplente do (Progressistas), quando esteve como vereadora manifestou sua preocupação com a melhoria do transporte coletivo em Montenegro.

Interpelada por moradores no interior promoveu reunião na Câmara para tratar sobre alteração na linha de ônibus da empresa Fátima Transporte e Turismo, na BR 470, perímetro urbano de Montenegro.
    A demanda trazida diz respeito a uma troca no horário, visando facilitar a rotina de quem depende do transporte. A linha Triunfo-Montenegro, da Fátima, sai do vizinho município à uma da tarde. A proposta seria antecipá-la para as 8 da manhã, com o retorno à Triunfo mantido às 16 horas. Os moradores dizem que assim, quem tiver consulta, tanto de manhã quanto de tarde, não perde.
    Representada por Hélio Schreinent, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional-Metroplan, respondeu que poderia autorizar a readequação dos horários. Conforme o técnico, como trata-se de passageiro que mora no município de Montenegro, a empresa local é que deveria fazer seu atendimento, mas, como não ocorre, a Fátima o realiza para não deixar a população desassistida.
    Lembra que os custos operacionais estão cada vez mais altos e o ônibus roda numa estrada “bem complicada”, que não tem asfalto. “Além de haver todo um desgaste do veículo, vem caindo a quantidade de passageiros. Teríamos que adequar, para que seja possível atender a população”, explicou. Cita que há uma dificuldade, pois esta linha é Triunfo-Montenegro: “ela passa pelo local e pega os passageiros, apoiando a comunidade para que não fique desassistida”.
    “A Metroplan tem todo interesse que a população seja assistida, mas também é preciso o cuidado de não se colocar horários demais e encarecendo o custo operacional, o que acaba aumentando o valor da tarifa”, declarou. Proposto a formalização do pedido à Fátima, para verificar se é possível melhorar a tabela horária. Presente à reunião, Valmor da Silva, o gerente operacional, declarou que a empresa de ônibus faria a mudança de horário. Em caráter experimental passando a sair de Triunfo/Montenegro às 06 da manhã e o retorno de Montenegro/Triunfo às 18h, pelo período de 90 dias, e se não for atendido o objetivo, voltará ao praticado anteriormente.
    Deixou previsto para o próximo dia 1º de novembro o início da nova modalidade de horário. “Ficamos felizes, porque vocês estão dispostos a tentar”, saudou uma moradora, assinalando que, além de tudo, é uma questão social. “Atingimos o objetivo”, resumiu o titular do Progressistas, vereador Joel Kerber, que cedeu sua vaga para Brand no período de 15 dias.