Última sessão de 2020 foi marcada pela despedida dos vereadores que não estarão em 2021

por adm publicado 18/12/2020 16h40, última modificação 18/12/2020 18h07
A Sessão de quinta, 17 de dezembro, foi a última de 2020 e da atual legislatura, que iniciou em 2017. A ocupação da tribuna se constituiu no destaque da noite, com discursos tanto de avaliação dos mandatos como de despedida dos trabalhos no Legislativo

, por parte dos que não se reelegeram ou que optaram por não disputar a reeleição. Neri de Mello Pena (PTB) - “Cabelo” iniciou as falas, afirmando ter tido a honra de ser vereador em Montenegro. “Estes quatro anos foram muito marcantes, foi muito importante o quanto eu aprendi aqui, convivendo com pessoas de gêneros variados, com o meio político, que é muito difícil”, declarou.
    Disse que algumas pessoas pensam que o vereador pode fazer mais, e exigem mais, “mas cabe a cada um pensar de uma forma, do jeito de cada um”. Agradeceu ao prefeito Zanatta e ao vice, Cristiano, pelo convite para participar do governo municipal, a partir de 2021: “podem ter certeza que vou ser uma pessoa muito atuante na Secretaria de Viação e Serviços Urbanos. Espero fazer um bom trabalho e que atenda os problemas desta cidade”.
    “Daqui a quatro anos, se Deus me der saúde, com certeza, irei concorrer novamente. Agradeço a todos os vereadores, aos que participaram da Mesa Diretora, que me deram seu voto de confiança para que eu fosse presidente da Câmara duas vezes, na mesma legislatura”, finalizou.
Na sequência, Cristiano Braatz (MDB) - Von declarou que estava encerrando um ciclo de 31 anos de serviços prestados à Câmara de Vereadores e à Montenegro, “iniciado com o meu pai, no ano de 1989, o qual cumpriu seis mandatos, e mais o meu, desde 2017”. Acrescentou: “nosso ciclo na Câmara se encerrou, de forma definitiva, mas tenho a consciência de que honrei os 815 votos que me foram outorgados para estar aqui”.
Agradeceu ainda porque, “além de dar continuidade a este legado, pude também ser presidente da Câmara, e agora a população de Montenegro, parte dela, nos deu a oportunidade de estar ao lado do Gustavo Zanatta, nosso futuro prefeito, nos próximos quatro anos”.  Referindo-se ao atual mandato de vereador, disse que “foram quatro anos em que a gente teve muitas ações, ganhos, erros e perdas, sendo que, talvez, a maior perda que teve foi o falecimento da assessora, Janete Zirbes, mas ao mesmo tempo ganhei uma grande pessoa para estar ao meu lado, o assessor Moraes, que é um amigo, um irmão. A convivência com vocês meus colegas, aqui na Câmara, foi muito boa. Sempre quando a gente precisou, um apoiou o outro”.
Na continuidade, o vereador Felipe Kinn (MDB) definiu que foram anos de muito aprendizado: “só tenho a agradecer por estes quatro anos em que estivemos representando a comunidade montenegrina, trabalhando à frente de demandas importantíssimas. Que estejamos firmes e fortes nos quatro anos que virão pela frente”. Finalizou dizendo: “pode ter certeza que este vereador, reeleito, estará com uma experiência, uma bagagem maior, e continuaremos fazendo o bem para a nossa comunidade, nossa cidade e para os que mais necessitarem”.
O próximo a usar a tribuna, Joel Kerber também agradeceu a cada um dos colegas vereadores, “por este trabalho nos quatro anos. Percebi e acompanhei o empenho de todos vocês”. Avaliou que a Câmara “está em tempo de renovação”, e parabenizou a todos os que foram eleitos. “Aos eleitos, lanço um grande desafio: continuar com as grandes batalhas de Montenegro, continuar lutando para resolver o caso da travessia da RSC 287”. “O grande desafio nosso foi o de estarmos sempre próximos à comunidade. Em tempos de Covid, isto é muito complicado. Desejo que prevaleça o diálogo, na construção de um município melhor, que Montenegro merece”, encerrou.
Na avaliação de Talis Ferreira (Progressistas), “nestes quatro anos do meu primeiro mandato, tivemos erros e tivemos acertos. Éramos ‘marinheiros de primeira viagem’, e quanto aos erros, com certeza, foi tentando acertar. Como disse o vereador Felipe Kinn, estes erros nós não iremos cometer, no próximo mandato”.
    Rose Almeida (PSB), vereadora por vários mandatos, agradeceu à comunidade, “que me elegeu e depois, por mais quatro vezes, me manteve aqui. Comunidade que confiou em mim, e tenho a certeza que correspondi aos anseios, à expectativa da população”. Também agradeceu à sua família, por tudo que ela fez, “e aí incluo vocês, meus queridos colegas vereadores. Agradeço a oportunidade de estar aqui, estes quatro anos, com vocês. Agradeço o carinho, o respeito e o reconhecimento”.
     Finalizando, deixou uma mensagem no ar: “a política é muito dinâmica, isto aqui não é um adeus. É, talvez, um ‘até breve’. Quem sabe, vamos deixar o tempo passar, para ver o que acontece”. Disse que “estes vinte anos valeram muito à pena, na minha vida. Eu cresci, eu aprendi com os vereadores que estiveram aqui, sempre construindo, e as experiências que tive, eu procurei passar para vocês”.
Para o futuro vice-prefeito, Cristiano Braatz, e ao prefeito eleito Gustavo  Zanatta, desejou “todo sucesso do mundo. Não parem com aquilo que está andando e que é bom para a comunidade, porque cada ação que é parada, isto prejudica a comunidade, e se leva um tempo para resgatar”. “Desejo que a nova Câmara trabalhe em parceria com o Executivo, para que as coisas se realizem. Muito obrigado a todos os funcionários desta Casa, os que estão aqui e aqueles que estiveram conosco nestes anos em que atuei como vereadora”.
    Lembrou que no ano em que a Câmara foi considerada a primeira em transparência, “eu me enchi de orgulho”. Concluiu, dizendo: “coloco-me à disposição para qualquer situação, para qualquer auxílio, para qualquer troca de ideias. Estarei muitas vezes aqui, sentada, aplaudindo e torcendo para que vocês sempre votem pelo bem da comunidade, que é isto que ela espera de nós enquanto vereadores”.
    A vereadora Josi Paz como estava de atestado médico, gravou um vídeo que foi exibido durante os trabalhos. Ela também destacou a parceria dos vereadores e servidores que se dedicaram.
    Conforme o Vereador Valdeci Alves de Castro (Republicanos), “foi um aprendizado estes quatro anos aqui”. Um dos reeleitos, declarou que no próximo mandato, “antes de fazer qualquer crítica, possivelmente, irei conversar com o Prefeito, com o vice-prefeito, para que as coisas talvez andem melhor. Esta parceria não é tanto pelo prefeito, pelo vice, mas é por toda a nossa Montenegro, pois trabalhando junto, talvez as coisas andem um pouco diferente”.
    Após, votados os últimos projetos de lei desta legislatura: uma alteração na contribuição do Município no Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores. A mudança na alíquota, de 15% para 15,6%, passa a vigorar em janeiro de 2021. E dois projetos que prolongam o nome de rua. Os prolongamentos dos nomes de rua acontecem no bairro Santo Antônio e no Porto dos Pereira. Ambos foram apresentados pelo vereador Cristiano Braatz (MDB)
Dos dez vereadores, quatro permanecem na Câmara: Juarez da Silva (PTB), Valdeci de Castro (Republicanos), Felipe Kinn da Silva (MDB) e Talis Ferreira (Progressista). Cristiano Braatz – Von foi eleito vice-prefeito e Neri de Mello Pena – Cabelo, atual presidente da Câmara, será secretário de Viação e Serviços Urbanos em 2021.  
A Câmara entra em recesso no dia 21 de dezembro, ficando uma comissão representativa à disposição. A posse dos novos vereadores, do prefeito e vice, que irão compor o mandato 2021/2024, será realizada no dia 1º de janeiro de 2021. Em razão da COVID, a definição do formato da Sessão Solene de Posse ainda não foi feita.