Uma árvore para cada bebê que nascer em Montenegro
Montenegro pode contar, em breve, com o projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”. A discussão, sobre este assunto, foi proposta pelo gabinete do vereador Gustavo Oliveira (PP). O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de integrantes do Executivo Municipal, Hospital Montenegro e Cartório Mezzari. “Mais uma vez trazemos este assunto para debate porque temos a intenção de colocar em prática na cidade. Mas dependemos de uma força conjunta para que este projeto realmente funcione. Então este encontro é para tentar tirar do papel essa ação”, frisou o parlamentar.
O projeto tem por finalidade estimular a consciência sobre a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental, através do plantio de árvores, ornamentais ou frutíferas. Hoje o registro do recém-nascido é feito antes mesmo da alta hospitalar, ainda na casa de saúde. “Acredito que se este projeto do Gustavo for em frente será uma alegria aos pais, ao sair da maternidade, já poder levar uma lembrança com esta. Vamos incluir mais esta tarefa no nosso roteiro porque acreditamos que a iniciativa pode, não só trazer alegria para os pais, mas também contribuir com o meio ambiente”, destacou Romário Mezzari.
O plantio e os cuidados com a muda da árvore acompanharão a vida das famílias e sensibilização para os benefícios da arborização urbana. Segundo Tais Führ, secretária de Meio Ambiente de Montenegro, a ideia é que a pessoa receba a muda e já faça o plantio. “Caso ela more em apartamento, por exemplo, ou não tenha onde plantar vamos direcionar esse cultivo. Também precisamos ver como faremos este projeto, se vinculado a um viveiro que faça a doação, ou se o município vai ofertar estas árvores”, ressaltou a secretária.
A iniciativa além de poder motivar a todos sobre a importância da vida incentiva o cuidado com o meio ambiente. A muda de árvore será disponibilizada, ao responsável pela criança que quiser participar da ação.