Uma luta de 30 anos: Aprovado na Câmara projeto do terreno para a Associação do Bairro São Paulo
A área fica localizada próximo ao Cantegril, no quarteirão formado pela Avenida Júlio Renner, Rua Severo Fabrasil, Rua José Alfredo Ost.
Conforme consta no projeto, o terreno servirá para a construção de um ginásio de esportes, também sendo utilizado como sede da Associação. Haverá um prazo máximo de três anos para a construção do ginásio, sob pena de reversão do imóvel ao patrimônio do Município. Na Mensagem Justificativa, o Prefeito Kadu Müller (SD) ressalta que a comunidade poderá ter um espaço próprio para prática de esportes, realização de eventos e as atividades previstas no Estatuto da Associação.
O artigo 5° dispõe que a construção do ginásio de esportes, bem como demais encargos e custeios, será de inteira responsabilidade da Associação. A votação levou à Câmara membros da associação comunitária e moradores, como o ex-vereador Luiz Carlos Machado.
Conquista da comunidade
Para o Vereador Joel Kerber (PP), conseguir uma área para instalar sua sede foi a maior conquista que o Bairro São Paulo poderia ter. “Agora, a batalha é pela construção do ginásio. Acredito que, com o esforço de vocês, poderá se tornar uma das maiores associações de Montenegro. É um bairro bem unido”, elogiou Valdeci de Castro (PSB).
Juarez da Silva (PTB) destacou que, desde o início das tratativas para a obtenção do terreno, deu todo o apoio. “Temos que ter pessoas como vocês, que tem perseverança, que lutam até que as coisas aconteçam”. Já o Vereador Neri de Mello Pena - “Cabelo”, relembrou as inúmeras vezes em que os moradores pegaram este processo e correram, para hoje se chegar à votação. “ Quando começou o nosso mandato, Délcio já estava com esta pasta, para resolver o problema para uma comunidade”.
Lembrando que o São Paulo é um dos bairros mais populosos de Montenegro, “que eu tenho um carinho muito grande e no qual eu e meu pai, o ex-vereador Roberto Braatz, sempre fomos muito bem acolhidos”, o Vereador Cristiano Braatz (MDB) historia que a luta vem “desde a época em que meu pai batalhava por uma área verde, próxima ao Cantegril”, o que não se concretizou. “Parabéns à comunidade, por este dia. Façam muito bom uso do espaço”, desejou.
Por sua vez, Rose Almeida (PSB), dirigindo-se à Délcio, qualificou-o como um “batalhador”. “Acompanho há tantos anos a sua busca pelo resultado desta noite. No dia 10 de setembro de 2014, Délcio protocolou na Prefeitura o Processo Administrativo número 8098, solicitando aquela área para o Bairro. Quatro anos se passaram, isto no papel, fora o que vocês trataram anteriormente. Sei quantas vezes o senhor subiu a escada aqui da Câmara, para tratar disto, e as escadas da Prefeitura. Finalmente, que bom, o prefeito Kadu enviou o projeto para cá, adequações foram feitas, e estou muito feliz em poder estar aqui como Vereadora votando este projeto, sendo parceira nesta luta, que não é só de vocês, ficou nossa, também”.
Questões sendo resolvidas
A Vereadora Josi Paz (PSB), além dos parabéns e desejar muito sucesso, deu uma sugestão: “queremos muito que o próximo ‘A Câmara Vai aos Bairros’ seja realizado no espaço, e as reuniões poderem acontecer na sede de vocês”. Também o Vereador Talis Ferreira (PR) se manifestou sobre a conquista: “em 2013, como integrante do governo Paulo Azeredo, vi a luta deste pessoal, correndo prá cima e prá baixo. Quantas coisas já aconteceram nesta legislatura, que há anos estavam emperradas e foram resolvidas por estes dez Vereadores que aqui estão!”.
Na visão de Neri de Mello Pena - “Cabelo”, se referindo à demora pela conquista da área, “estes assuntos que não saem do papel, isto é a política suja, que não olha as necessidades do cidadão, porque isto não tem custo nenhum para o Município”. Protestou: “é uma vergonha para Montenegro levar quatro anos para acontecer a cedência para uma associação. Dou os parabéns por estar acontecendo hoje, mas foi um descaso com estas famílias que subiram e desceram escadas, batalhando. Isto é politicagem, é uns puxando para um lado e outros empurrando para o outro para as coisas não acontecerem, por questão de votos. Isto é sacanagem com a população! A política tem que ser verdadeira, hoje, muito séria, e não se usar os benefícios para a comunidade para fazer politicagem, puxando para tudo que é lado”.
Valdeci de Castro (PSB), declarou: “a gente critica, mas tem que se darem os elogios. Apesar de tudo, quem tirou do papel, rápido, foi o prefeito Kadu. Em nome de vocês, agradeço, de coração, ao prefeito Kadu, que enxergou pelo Bairro São Paulo”. Para Joel Kerber (PP), “o governo Kadu tem esta característica, de fazer as coisas, rápido, por isto acabo sempre o elogiando, e o critico, também”.
Finalizando, Joel propôs à comunidade sugerir quando o ginásio estiver pronto, que fosse denominado Délcio Garcia e Silva, “porque o trabalho que ele teve, o que fez pela comunidade de vocês, merece um reconhecimento antecipado”.
Aprovado também o projeto de lei 016/18, do Vereador Talis Ferreira (PR), que denomina a antiga Estrada Maurício Cardoso, localizada no Bairro Faxinal, de Estrada Augusto Wilibaldo Atkinson; e o projeto de lei 095/18, do Executivo - abertura do crédito especial de R$ 336.552,75, para ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Josepha Alves de Oliveira, de Porto Pereira.