Vereador Cabelo cobra ação urgente de limpeza nos Arroios

por mon — publicado 09/04/2018 14h40, última modificação 19/11/2020 11h27
Carências na infraestrutura de calçamento e limpeza de arroio, em dois pontos da cidade, motivaram o Secretário de Obras, Argus Machado a vir em reuniões na Câmara, a convite de Vereadores, para a busca de solução.

O primeiro caso foi trazido pelo Vereador Neri de Melo Penna (PTB), sobre a limpeza do Arroio Montenegro e suas obras, assim como a do Arroio São Miguel em seu início, na beira da rodovia, e na Rua João Corrêa.
    Neri relatou que as providências seriam para a Rua Bruno de Andrade, em dois trechos, na Rua João Corrêa, perto da revendedora de bebidas, e no Bairro Esperança, no começo do Arroio, próximo à rodovia. A Diretora Joice Letícia Lenhardt, representando a SMAM, conta que no último dia 4 ocorreu a abertura do processo para a limpeza e desassoreamento, em três pontos da cidade. “O Meio Ambiente irá fazer a vistoria e depois emitir a autorização ambiental, para que seja iniciado o serviço. Anotarei os locais que o Vereador citou, para verificar, e depois emitir a autorização”, informou.
    Conforme o Secretário Argus, este local integra o conjunto de 17 obras na cidade, para evitar cheias e alagamentos, que tiveram pedido de recursos do Ministério da Integração. “Estamos acreditando que venha este recurso, a informação que temos é de que já foi empenhado, no Ministério. Depois que chegar, ocorre a abertura das licitações”, explicou Machado. “Acredito que alguma coisa, no segundo semestre, daria para fazer”, acrescenta, referindo-se a intervenções de menor vulto, como esta do Arroio São Miguel.
    Diante da pergunta do Vereador Neri, sobre uma previsão de início da obra, a representante da SMAM explicou que primeiro a Secretaria precisa emitir a autorização para a limpeza. Posteriormente, a realização do serviço compete à Secretaria de Viação e Serviços Urbanos. Neri Melo pediu agilidade para se executar a obra antes que chegue o inverno. “No caso de alagamento, estas famílias podem perder móveis e tudo o que têm, a água invade os fundos das casas da Rua João Corrêa”. Joice, da SMAM, solicitou a relação dos pontos de vistoria, visando emitir a autorização para o serviço, que outra Secretaria irá executar.
    Segundo o Vereador, o desassoreamento ajudaria a resolver o problema. Durante a reunião, a representante da SMAM sugeriu que a Secretaria de Obras, mediante uma Comunicação Interna, solicite ao Meio Ambiente quais os pontos em que primeiro teria que ser feita esta vistoria. “São estes que eu apontei. Aqueles que em todos os invernos há problemas. Se não limpar a água entra, é um prejuízo muito grande para estas famílias”, disse Neri Mello. “Isto é rápido, o que vai levar mais tempo é a execução, porque depende das máquinas”, lembrou o Secretário Argus.

registrado em: