Vereador Cristiano Braatz conquista apoio do presidente da AMVARC para a manutenção da Receita Federal

por adm publicado 05/06/2019 16h37, última modificação 05/06/2019 16h37
Diante de uma data que já foi anunciada, de fechamento da Agência da Receita Federal em Montenegro, o presidente da Câmara, vereador Cristiano Braatz (MDB) – Von busca apoio regional, para reverter esta decisão de instâncias superiores.

Na manhã de quarta, 05 de junho, reuniu-se com o prefeito de Pareci Novo e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí - AMVARC, Oregino Francisco, e o Secretário Executivo da entidade, Sérgio Moraes. O objetivo: mobilizar e obter respaldo da região para essa demanda.

“Não podemos esperar fechar a Agência para depois agir”, completa o vereador montenegrino. A luta das lideranças seria para manter, ao menos, um Posto avançado de atendimento. Braatz já se reuniu com o chefe da Agência da Receita em Montenegro, Mauro Medina, e com o Chefe de Gabinete, Rafael Riffel, o qual acenou positivamente, afirmando que o prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Müller – Kadu é totalmente favorável à demanda.

Segundo informações, a nova política administrativa da Receita Federal prevê o fechamento de diversas agências no país, tendo como prazo estabelecido para esta medida o dia 31 de julho. O caminho para que Montenegro e região não fiquem totalmente descobertas do atendimento presencial é a conquista do Posto Avançado da Receita Federal.

Segundo o chefe da unidade local, em nova reunião na manhã de quarta-feira (5), é preciso que seja estabelecido um acordo de cooperação técnica. Medina disse ao presidente da Câmara que, na prática, o Município ou os municípios absorveriam as despesas de manutenção totalizando aproximadamente R$ 16 mil/mês, e a Receita Federal manteria servidores, sistema e computadores.

Como não está sendo possível adiar esses movimentos, em função da data anunciada do fechamento, Cristiano Braatz busca apoio regional. Sensível à causa, Oregino Francisco abriu total apoio à mobilização em prol do Posto avançado em Montenegro. O prefeito elogiou a atitude do vereador Cristiano Braatz em trazer essa preocupação para os prefeitos da região.

Acertado que já na próxima terça-feira, 11 de junho, na reunião da AMVARC com os prefeitos, este tema trazido pelo vereador estará em pauta. Também vai ser oportunizado espaço para que o chefe do escritório da Receita Federal possa fazer sua explanação. “Agradeço a acolhida do prefeito Oregino. Este trabalho coletivo, que está envolvendo entidades de classe, prefeitos, vereadores, é independente de bandeiras políticas, sendo em prol da sociedade do Vale do Caí, atendida pela Receita Federal”, reforça o vereador.

Por último, Von lembra que caso não se consiga manter ao menos o Posto Avançado em Montenegro, toda região que abrange além dos 20 municípios da AMVARC, também outros municípios como: Triunfo, Tabaí, Portão, terão que se deslocar para Santa Cruz do Sul ou Novo Hamburgo na busca de soluções e encaminhamentos.