Vereador Cristiano Braatz defende uma rota de ciclo turismo no Vale da Felicidade
A proposta do vereador foi apresentada aos representantes de municípios do Vale, na manhã de segunda (05), em reunião no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí.
Durante o evento, a Diretora de Turismo da Prefeitura de Montenegro, Michele Martins Nunes, apresentou as linhas gerais do Programa de Regionalização do Turismo, que contempla os 18 municípios do Vale da Felicidade.
Conforme a sugestão do presidente da Câmara seria criada uma rota única de ciclo turismo, passando pelos 18 municípios. Um aplicativo a ser desenvolvido auxiliaria os ciclistas, orientando-os quanto à peculiaridades ao longo do trajeto, como condições das estradas e sinalização. Mediante parcerias, os praticantes do ciclo turismo seriam informados através do aplicativo sobre opções de gastronomia, hospedagem, entre outras. A proposta também contempla um selo, auxiliando na identificação.
Da mesma forma, o ciclo turista credenciado à Federação da categoria poderia obter descontos, em restaurantes e pousadas que aderissem à proposta. Lojas que comercializam artigos para o ciclista seriam englobadas. “O Vale do Caí é muito bonito. Para nós que praticamos este esporte, existe a vantagem do relevo, que é de média complexidade, não é tão difícil de ser percorrido”, descreve Cristiano. O chamado “caminho de ciclo turismo” já foi criado em regiões de Santa Catarina. Proporciona maiores facilidades a públicos como ciclistas, mochileiros e exploradores das trilhas entre os municípios.
“O município de Santo Antônio da Patrulha está implementando uma rota de ciclo turismo”, comentou o vereador, mencionando também o chamado “desafio da subida”, na serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, que recentemente chegou a atrair cerca de dois mil ciclistas, havendo todo o aparato necessário em equipamentos, e movimentando o comércio, turismo e gastronomia regionais.