Vereador Cristiano Braatz defende uma rota de ciclo turismo no Vale da Felicidade

por adm publicado 05/08/2019 16h04, última modificação 05/08/2019 16h04
O presidente da Câmara de Montenegro, Cristiano Braatz (MDB) - Von sugeriu a criação de uma rota de ciclo turismo no “Vale da Felicidade”, nos mesmos moldes da que será lançada em outubro, com aproximadamente 350 quilômetros de extensão, abrangendo as 14 cidades que integram a Associação Rota Romântica.

A proposta do vereador foi apresentada aos representantes de municípios do Vale, na manhã de segunda (05), em reunião no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí.

Durante o evento, a Diretora de Turismo da Prefeitura de Montenegro, Michele Martins Nunes, apresentou as linhas gerais do Programa de Regionalização do Turismo, que contempla os 18 municípios do Vale da Felicidade.

Conforme a sugestão do presidente da Câmara seria criada uma rota única de ciclo turismo, passando pelos 18 municípios. Um aplicativo a ser desenvolvido auxiliaria os ciclistas, orientando-os quanto à peculiaridades ao longo do trajeto, como condições das estradas e sinalização. Mediante parcerias, os praticantes do ciclo turismo seriam informados através do aplicativo sobre opções de gastronomia, hospedagem, entre outras. A proposta também contempla um selo, auxiliando na identificação.

Da mesma forma, o ciclo turista credenciado à Federação da categoria poderia obter descontos, em restaurantes e pousadas que aderissem à proposta. Lojas que comercializam artigos para o ciclista seriam englobadas. “O Vale do Caí é muito bonito. Para nós que praticamos este esporte, existe a vantagem do relevo, que é de média complexidade, não é tão difícil de ser percorrido”, descreve Cristiano. O chamado “caminho de ciclo turismo” já foi criado em regiões de Santa Catarina. Proporciona maiores facilidades a públicos como ciclistas, mochileiros e exploradores das trilhas entre os municípios.

“O município de Santo Antônio da Patrulha está implementando uma rota de ciclo turismo”, comentou o vereador, mencionando também o chamado “desafio da subida”, na serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, que recentemente chegou a atrair cerca de dois mil ciclistas, havendo todo o aparato necessário em equipamentos, e movimentando o comércio, turismo e gastronomia regionais.