Vereador Cristiano Braatz é o novo representante da Câmara no Comitê Caí
Na pauta, discussão sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, promovido pela Agência Nacional de Águas, do qual o Comitê Caí manifestou interesse em participar.
Também abordados os termos do ofício a ser encaminhado às Prefeituras, referente à Fase C do Plano de Bacia, baseado nas metas e objetivos de qualidade para as águas da bacia hidrográfica do Rio Caí, definido em 2007 a partir da Fase A - Diagnóstico e Enquadramento dos cursos d'água da Bacia - e a Fase B - Metas de Qualidade da Água.
De Montenegro, também participaram representantes da Prefeitura, como o Assessor Especial José Breno da Cruz e, Gisele Ramos, da Secretaria do Meio Ambiente, bem como Hedi Thomsen, pelo Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico.
A organização do Comitê fez um pedido, obtendo nesta quarta a confirmação do Vereador Cristiano, que Montenegro será a cidade sede da próxima reunião extraordinária do órgão, no mês de abril. Acontecerá no dia 25 daquele mês, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores.
A Bacia Hidrográfica do Caí possui uma área de cerca de cinco mil km². Entre os efluentes lançados no rio e que interferem na qualidade da água estão os esgotos industriais e residenciais, lixo e agrotóxicos. Os municípios que compõem a Bacia do Caí são: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Farroupilha, Feliz, Gramado, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Poço das Antas, Portão, Presidente Lucena, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, Sapiranga, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, Picada Café, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Três Coroas, Triunfo, Tupandi e Vale Real.