Vereador Cristiano Braatz - Von propõe instalação da Farmácia Solidária em Montenegro

por adm publicado 03/09/2019 14h32, última modificação 03/09/2019 14h32
A Câmara debate, pelo aspecto da legalidade, o melhor caminho para uma situação vivida pelas pessoas frequentemente, no dia-a-dia: elas terem como descartar, de maneira adequada, medicamentos que não estão mais utilizando.

Ao mesmo tempo, saber que existe um local onde podem ser levados, para posteriormente chegar às mãos de pessoas que não teriam condições de adquiri-los. O vereador e presidente Cristiano Braatz (MDB), que tem esta preocupação, pesquisou e descobriu bom exemplo a ser copiado: o Projeto Social - Solidare, de Farroupilha.

Segunda (02), Von deu o pontapé inicial para a implantação de iniciativa semelhante, em Montenegro: convidou à Câmara a deputada estadual e primeira-dama do Município de Farroupilha, Fran Somensi (Republicanos), uma das idealizadoras do projeto, no município serrano. A reunião teve a presença, também, de técnicos do Hospital Montenegro, do Hospital Unimed e representantes da Prefeitura.

O vereador explicou que sua intenção, inicialmente, seria a de apresentar um Projeto de Lei sobre o tema. No entanto, por questões de legalidade, a iniciativa precisa partir do prefeito. Neste sentido, vem buscando alternativas para incentivar a implantação deste serviço. “Muitas vezes, as pessoas acabam colocando no lixo ou em locais impróprios medicamentos que poderiam, plenamente, ser utilizados”, lamenta.

Fran Somensi, Farmacêutica por formação, contou que antes de ocupar o cargo de deputada estadual, era a primeira-dama de Farroupilha, e decidiu que não iria ser somente a esposa do prefeito acompanhando-o em eventos sociais. Em função disso, resolveu apresentar o Projeto Solidare. Com a experiência prática de proprietária de várias farmácias, relatou que o problema da sobra de medicamentos sempre a deixava incomodada. Precisava fazer algo, ao menos para que, na cidade onde vive, a realidade fosse transformada: “somos o primeiro case de sucesso do Brasil nesta modalidade de recebimento e redistribuição de medicamentos”, contou.

Durante mais de duas horas, contextualizou todo o crescimento do projeto, que começou pequeno e foi se ampliando, graças ao engajamento da sociedade. O Programa recebe os medicamentos não mais utilizados pelas famílias e os redistribui para pessoas que não têm condições financeiras de adquiri-los. Para isso, Fran explicou que existe todo um trabalho técnico, com a participação de profissional farmacêutico. “Em Farroupilha começamos com um trabalho voluntário, sendo que, como Farmacêutica, eu mesma coloquei a mão na massa”, disse, emocionada. Hoje, já existe um Farmacêutico contratado, que também é servidor do Executivo. A outra ponta do projeto é o descarte correto dos medicamentos que não poderão ser distribuídos. Em três anos, duas toneladas de remédios vencidos tiveram destino correto, evitando o impacto ambiental.

Fran elogiou a iniciativa do vereador Cristiano Braatz, de fomentar essa discussão na cidade e de trazer o projeto, cuja finalidade é alcançar pessoas que não tenham condições financeiras. A deputada explicou que existe toda uma preocupação técnica, sendo que, por exemplo, medicamentos recebidos sensíveis à variação de temperatura são descartados.

A secretária da Saúde de Montenegro, Loreni Cristina Reinheimer, se disse simpática ao projeto, revelando que já foi dado início a este trabalho, timidamente, na SMS. Quem também participou e se mostrou interessada foi a Chefe da Vigilância Sanitária, Silvana Schons, que fez alguns questionamentos quanto ao funcionamento.

Dirigindo-se aos representantes dos hospitais presentes, a Farmacêutica e deputada reforçou a importância das casas de saúde, como pontos de coleta. A Farmacêutica do Hospital Montenegro, Sheila Lima dos Santos, contou que a instituição, atualmente, recebe algumas doações de medicamentos que, se estiverem dentro da padronização, são devidamente aproveitados.

Voltando à parte técnica do funcionamento da Solidare, Fran explicou que existe um controle de recebimento e doações. No final de sua explanação, revelou os números do projeto: em quatro anos de existência, foram mais de um milhão e 800 mil reais de medicamentos distribuídos à população, tudo oriundo da colaboração e participação da comunidade.

O vereador Von já está agendando visita à Farroupilha, para que uma comitiva possa conhecer in loco o projeto. “É importante que seja visto o funcionamento na prática, como forma de motivação”, finaliza.

Qual o objetivo com a implantação em Montenegro?

• Contribuir no tratamento de saúde das pessoas;
  • Aproveitar sobras dos medicamentos através das doações;
  • Reduzir o desperdício e o descarte incorreto;
  • Estimular a solidariedade;
  • Possibilitar à famílias carentes o alcance às medicações;

Os números em Farroupilha:

* 1.519.926 medicamentos recebidos;

* 927.303 medicamentos doados para a população, o equivalente a R$ 1.779.635,00;

* Duas toneladas de medicamentos descartados corretamente;

* Doze mil pessoas beneficiadas

Farmácia Solidária: fique por dentro

Receber doações de medicamentos, fraldas, seringas, realizar a triagem técnica do que pode ser reaproveitado e doado;

Dar destino correto às medicações vencidas e sem condições técnicas de serem doadas.