Vereador Talis arranca garantia de obra na Travessa Capitão Porfirio
Na tarde anterior, cerca de dez moradores esteve na Sala de Reuniões Janete Hörlle Zirbes, em reunião solicitada pelo vereador Talis Ferreira (PR), para cobrar do Executivo um possível prazo.
“Há bastante tempo, os moradores na Travessa vem pedindo que seja pavimentada a hoje estrada de chão, uma via estreita, com pouco mais de seiscentos metros de extensão”, explica o vereador Talis. Jackson Santos de Oliveira, secretário de Viação e Serviços Urbanos, diz que a urbanização daquele trecho teria que abranger, além do pavimento e esgoto, a colocação de meio-fio nas laterais.
Um morador lembrou que há anos existia uma pequena camada de asfalto no leito da rua. Jackson sugeriu que fosse verificada a possibilidade de se elaborar um projeto para a pavimentação. O vereador Talis acrescentou que, em primeiro lugar, teria que ser feito cerca de cinquenta metros da rede de esgotos, que estão faltando.
“A demanda de colocação de asfalto ou algum tipo de pavimentação é mais demorada, não podemos nos comprometer com uma data para o atendimento, mas a parte de esgotos, nós poderíamos tentar fazer uma melhoria”, opinou o secretário. Talis, o secretário da SMVSU e o Chefe de Gabinete, Rafael Riffel, manifestaram o compromisso de fazer a visita ao local às 9h do dia seguinte, quinta-feira (18), para fazer uma vistoria, juntamente com os moradores, o que efetivamente ocorreu. “O prefeito Kadu determinou que déssemos uma atenção ao problema de vocês, para resolvê-lo”, assegurou Riffel.
No local, o vereador Talis Ferreira obteve a garantia do secretário de Viação, Oliveira que dentro de 15 dias estará começando a obra de rede pluvial, que inexiste na Travessa. Talis acredita que é um avanço, para que se possam realizar outras melhorias no pavimento.
Na reunião de quarta, o Chefe de Gabinete explicou que primeiro teria de ser encaminhada e resolvida a questão da drenagem da via. Posteriormente, inserir o trabalho de pavimentação no cronograma da SMVSU. Preferindo não fixar um prazo exato para o atendimento, o estimou em aproximadamente seis, sete meses. “Quando assumiu a Secretaria, o secretário Jackson colocou novamente em funcionamento a usina de asfalto, que estava a catorze anos, parada. A Prefeitura está pavimentando diversas ruas da cidade com equipamento próprio, o qual não estava mais sendo usado, e vem sendo feito um trabalho muito bom, de qualidade”, comentou Riffel.
O Chefe de Gabinete expressou que o prefeito tem a preocupação de resolver os problemas de macro e microdrenagem existentes no município, em diversos bairros. Cita que há vários lugares que estão tendo problemas de alagamento, o que não se imaginava que iria acontecer pouco tempo atrás. “Amanhã iremos lá ver, e logo que haja disponibilidade de se colocar na agenda de serviços da Secretaria de Serviços Urbanos, isto será executado”, diz Rafael. “Vocês que conhecem o problema irão mostrar a situação, para nós”, resumiu o vereador Talis, no encerramento.