Vereadores aprovam Programa Juros Zero – Fase II

por adm publicado 11/02/2022 10h22, última modificação 11/02/2022 10h22
O programa é promover a inclusão e acesso a serviços financeiros de micro e pequenos empreendedores locais.

Atenta às necessidades dos empreendedores a administração municipal enviou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei solicitando a abertura de crédito especial no valor de R$ 200 mil, dentro das Metas e Prioridades do PPA 2022/2025. Aprovado pelos legisladores, o montante vai ser destinado para a segunda fase do Programa Juros Zero, da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro.

O objetivo do programa é promover a inclusão e acesso a serviços financeiros de micro e pequenos empreendedores locais. A medida foi tomada pelo Executivo em virtude dos efeitos causados pela calamidade pública no país, em decorrência da Covid-19, no setor empresarial local.

A fase II do programa pretende subsidiar encargos de empréstimos de até R$ 10 mil para MEIS e até R$ 20 mil para as demais empresas enquadradas no “Simples”. Na justificativa do projeto de lei, o Executivo alega que o “Juro Zero” vai auxiliar empreendedores e empresários em um momento de incertezas onde a economia ainda está fragilizada.

Os valores, prazos e condições de crédito vão ser definidos depois de uma avaliação da SMIC da necessidade, da viabilidade econômica e da capacidade de pagamento pelo empreendedor.