Vereadores aprovam reajuste no vale alimentação do Legislativo e do Executivo

por adm publicado 11/02/2022 12h16, última modificação 11/02/2022 12h16
A partir de agora os funcionários da administração municipal passam a receber R$30. Já os funcionários da Câmara de Vereadores vão receber R$ 34.

Os projetos de lei do Legislativo e do Executivo que reajustam os valores do vale alimentação foram aprovados na noite desta quinta-feira, 10, na sessão ordinária. A partir de agora os funcionários da administração municipal passam a receber R$30. Antes o valor praticado era de R$ 26,10. O valor aprovado, na noite de ontem, que vai ser destinado aos funcionários do executivo, equivale à reposição da inflação acumulada em 2020 e 2021 de 15,03%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

Já os funcionários da Câmara de Vereadores vão receber R$ 34. Os pagamentos vão ser feitos no primeiro mês subsequente à publicação de ambas as leis. Desde 2017, quando passaram a ter o vale refeição no valor de R$ 26,10, os servidores não recebiam reajuste. O novo cálculo foi baseado na reposição da inflação de 2017 até dezembro de 2021 mais a concessão de ganho real de R$ 1,00.

No caso dos servidores do Legislativo o cálculo do percentual é feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o IPCA, que considera a inflação oficial do país e o impacto da variação de preços para a população com renda mensal entre 1 e 5 salários mínimos mensais.