Vereadores aprovam Semana de Prevenção ao Infarto
Pela proposta do vereador Kinn a semana será realizada de 20 a 25 de maio e passará a integrar o calendário de eventos do Município. No parágrafo único consta que, a organização e realização da Semana de Prevenção ao Infarto têm como objetivo a prevenção de uma das maiores causa de morte de pessoas no Brasil.
A exposição de motivos do projeto traz que, o infarto é uma das principais causas da morte entre os brasileiros. Durante o período de inverno, o número de casos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chega a subir cerca de 30%, especialmente entre a população idosa. Consta ainda dados como em 2016, 101.156 pacientes foram internados por conta do infarto do miocárdio. Desses, 87.234 morreram nos hospitais, o equivalente a 86% das internações. Segundo o OMS, todos os anos, 17,5 milhões de pessoas morrem no mundo por causa da doença, o que representa 31% dos óbitos.
O proponente do projeto, Felipe Kinn conta que, perdeu o pai vítima de um infarto. “Precisamos conscientizar a população da gravidade deste problema”, finaliza.
Também foi aprovado, o Projeto de Lei nº 084/2017, que autoriza o Executivo a contratar temporária e administrativamente 02 Atendentes de Farmácia para atuar junto a Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde. O prazo de contrato será pelo período de seis meses. A votação foi acompanhada pelos profissionais da Saúde.
OUTRAS MATÉRIAS APROVADAS:
PE n°018/2017 – Abertura de Crédito Especial no valor de R$ 149.760,00 para estruturação da rede de serviços de atenção básica – ESF III e UBS Centenário. O valor é oriundo de emenda da Senadora Ana Amélia Lemos (PP).
Requerimento 025/2017 – Reunião para tratar sobre a implantação de um “Conselhão” no Município.
Moção de Apoio – Moção de Apoio a Unisc referente à implementação dos cursos de Psicologia e Direito na unidade de Montenegro.