Vereadores defendem ampliação de beneficiados pelo subsídio universitário

por mon — publicado 07/03/2014 15h30, última modificação 07/03/2016 12h00
Incluir alunos da Unisc e UCS entre os beneficiados pelo decreto concedendo subsídio ao transporte universitário, que está sendo reformulado pelo Executivo. E usar a totalidade da verba orçada este ano na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, para a sua concessão: “no momento, os 260 mil reais estão parados.

Este dinheiro tem uma finalidade, o Município poderia atender aqueles estudantes”, propôs o Vereador Renato Kranz (PMDB), presidente da Câmara, um dos autores do Requerimento de reunião, quinta (6) na Câmara, sobre o transporte estudantil, o passe livre e o decreto municipal que concede desconto na passagem.
    De acordo com Kranz, “existe a ideia de economia que o Prefeito tem, mas é importante avaliar o quanto isto irá contribuir para a cidade de Montenegro, no momento que se têm jovens melhor preparados para o mercado de trabalho”.
    Compareceram o gerente da Viação Montenegro, Júlio Hoerlle, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Eduardo Müller e o Diretor da Secretaria, Carlos Alberto Frölich, o qual concordou com a sugestão de Kranz: “este valor realmente deve ser direcionado para a Educação. Não tem porque retirá-lo para outra questão, ele está com aquela finalidade. Igualmente, temos que trabalhar na formação profissional”. Acrescentou: “quanto mais qualificarmos nosso pessoal, muito mais teremos mão-de-obra qualificada em Montenegro”.
    Além de Renato, o Requerimento foi assinado pelos Vereadores Marcos Gehlen (PT) - 'Tuco', Carlos Einar de Mello (PP) - Naná, Rosemari Almeida (PP), Márcio Miguel Müller (PTB) e Gustavo Zanatta (PP). “Quando foi instituído pelo governo do Estado o programa de concessão do passe livre, imediatamente procurei a Administração Municipal para entender como seria sua concessão aqui no município, como os alunos poderiam acessá-lo”, comentou Tuco.
    O petista se disse surpreso porque naquela ocasião lhe foi dito que, em nível de município, “não teríamos nenhum aporte no sentido de orientação aos alunos por parte da SMEC ou mesmo da SMIC, uma espécie de escritório onde os alunos pudessem fazer sua inscrição”. O Vereador também foi informado que a Prefeitura estaria encaminhando estes estudantes diretamente à Secretaria do Estado. “Ou seja: teriam que se deslocar de Montenegro e procurar”, protesta, qualificando a orientação de “pouco esclarecedora”. Lamentou que desde então o debate tivesse avançado pouco, por isto a nova reunião.
    Ao final, Kranz sugeriu que a Prefeitura encaminhe novo projeto de lei para análise da Câmara, atualizando a lei do transporte universitário, incluindo alunos das universidades que se instalaram recentemente. Também seriam impostas as regras para a utilização e fiscalização do benefício. Outro participante do encontro, Ezequiel de Souza, presidente do Conselho Municipal da Juventude foi convidado pelo Secretário da SMIC para constituir uma força de trabalho, com o objetivo de auxiliar os estudantes no acesso ao benefício.